07 SET 2024 | ATUALIZADO 21:57
EDUCAÇÃO
26/10/2019 13:01
Atualizado
26/10/2019 13:33

Girão diz que vai contribuir com transformação da Maternidade Almeida Castro

Compromisso do deputado federal General Girão atende pleito do deputado estadual Allyson Bezerra. Os dois foram recebidos pelo juiz Federal Orlan Donato, os interventores e o reitor da UFERSA nas instalações da Maternidade Almeida Castro

O deputado Federal Eliézer Girão Monteiro Junior, do PSL, assumiu compromisso de contribuir com o processo de transformação do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) em unidade de ensino, em especial considerando o relevante alcance social da instituição.

O General Girão atendeu o convite do deputado estadual Allyson Bezerra, do Solidariedade. Os dois acompanhados com seus assessores visitaram nesta sexta-feira (25) o trabalho de intervenção da Justiça Federal para reabrir/restaurar e ampliar o HMAC em outubro de 2014.

Os políticos foram recebidos pelo juiz federal Orlan Donato Rocha, as interventoras Larizza Queiroz e Ivanise Feitosa e o advogado Gustavo Lins. Presente também o reitor Arimateia Matos, da UFERSA, e as médicas coordenadoras do Curso de Medicina desta instituição.

Na reunião com os políticos, o reitor da UFERSA e o juiz federal, Larizza Queiroz fez uma exposição de como encontrou a então Casa de Saúde Dix Sept Rosado em outubro de 2014 e como se encontra atualmente funcionamento o Hospital Maternidade Almeida Castro.

No período de agosto a outubro de 2014, a maternidade estava fechada. Primeiro foram abertos 30 leitos. Depois mais 39. Atualmente são 187 leitos funcionando, sendo que o trabalho continua e a projeção é ter mais ou menos 215 leitos até 2021.


Larizza explicou que enquanto estruturava a maternidade, foram negociadas as dívidas (de quase R$ 60 milhões) deixadas pela gestão passada junto a fornecedores, bancos e principalmente os quase trezentos (em 2014) da instituição.

O trabalho de restauração da maternidade ocorreu com recursos do SUS e contra partidas da Prefeitura Municipal de Mossoró e do Governo do Estado. Larizza diz que o trabalho é lento e os custos elevados, porque a estrutura física do prédio é antiga. Teve que ser substituída.

 Larizza Queiroz mostrou que são realizados anualmente mais de 7 mil partos, sendo que 49% de Mossoró e 51% das demais cidades da região, inclusive de outros estados. Destacou que 25% destes partos são de alto risco, ou seja, com bebês prematuros e/ou baixo peso.

Expôs aos deputados a importância dos 17 leitos de UTI neonatal, 15 de berçário, 18 de canguru, 8 de UTI adulto, 10 de Gestão de Alto Risco e 64 de Alojamento Conjunto, para conseguir atender a demanda de mais de 60 municípios do Oeste do Rio Grande do Norte.

Encantados com trabalho realizado pelos interventores e seu enorme alcance social, em especial em prol da vida, o General Girão e o deputado Allyson Bezerra se comprometeram, junto aos interventores e o juiz federal Orlan Donato, em contribuir diretamente com o processo de transformação da maternidade numa unidade de ensino.

A diretora Larizza Queiroz classificou como fundamental o apoio do deputado federal General Girão, assim como a parceria já estabelecida com os cursos de medicina da UFERSA e da UERN, no processo de transformação da maternidade em unidade de ensino.


Reforço

General Girão é o segundo deputado federal que conhece o trabalho realizado pelos interventores do Hospital Maternidade Almeida Castro que se compromete em contribuir com o processo de transformação da unidade em um hospital escola.

O primeiro a fazer contato neste sentido foi o deputado federal Benes Leocádio.

Veja mais 

Benes entra na luta para transformar maternidade de Mossoró em hospital escola

A transformação do HMAC em hospital escola permitirá, entre outros benefícios, segundo explicou a interventora Larizza Queiroz, aumentar os repasses do Governo Federal para a manutenção da unidade, gerenciada através da APAMIM, assim como realizar um trabalho de qualificação técnica aos profissionais de saúde que atuam na região Oeste do RN. 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário