A situação atual da Penitenciária Agrícola Mário Negócio (CPMN), em Mossoró, é de tranquilidade. A informação é do vice-diretor da unidade prisional, José Fernandes. O mesmo cenário pode ser observado na Cadeia Pública Manoel Onofre Neto, em frente.
“O Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) e a Polícia Militar estão colaborando para evitar novos motins”, informou. Isto tanto no Penitenciária como na Cadeia Pública.
(Foto: Josemário Alves)
Devido a rebelião no pavilhão 3 na tarde de terça-feira (17). Atendendo determinação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina leite, a direção decidiu cancelar as visitas íntimas previstas para esta quarta (18).
No montim desta terça-feira, os presos do CPAMN queimaram colchões e arrancaram as grades, e as mesmas ainda não foram completamente implantadas com concreto nos locais. Os portões também precisam de solda em alguns casos.
“Por causa disso, os apenados do pavilhão 3 foram realocados nos pavilhões 1 e 2 durante a noite, dentro da ala de regime fechado. Agora pela manhã, eles retornaram para o campo, e ficarão lá sob escolta até que tudo fique pronto”, informou José Fernandes.
A previsão é que todas as grades sejam reimplantadas até o início da tarde.
A situação também está apaziguada na Cadeia Pública de Mossoró.
Na tarde de terça, os apenados tentaram se rebelar, mas logo foram controlados pela polícia.
Até o momento, 14 das 33 unidades prisionais do Rio Grande do Norte tiveram registros de rebeliões. No interior, os motins aconteceram em Mossoró, Caraúbas e Caicó. Ambos já controlados. Pau dos Ferros, Assu, Apodi, Macau e Angicos não registraram alterações.
O último estabelecimento prisional a ser controlado pela Polícia foi o CEDUC, de Caicó, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18.
(Foto: Ismael Sousa)
Na região Metropolitana de Natal, onde a situação é mais crítica, cerca de 215 homens da Força Nacional foram designados para atuar na repreensão da violência, em auxílio à Polícia Militar. O reforço chega nesta quarta-feira, 18, aos presídios.
A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, se deslocou de Brasília (DF) até o Rio Grande do Norte para acompanhar a situação do Estado. Regina concede entrevista coletiva na manhã desta quarta na Central de Operações da PM, na Escola de Governo.
(Foto: Divulgação / SESED)
Leia também:
Força Nacional chega ao RN e presos de Natal foram transferidos para o Seridó
Alunos têm atividades suspensas por conta de rebeliões em presídios de Mossoró
Robinson Faria: "Não vamos permitir que a desordem se instale no RN"
PM controla motim na Mário Negócio e evita na Cadeia Pública de Mossoró