24 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
POLÍCIA
Josemário Alves e Cézar Alves
18/03/2015 07:37
Atualizado
14/12/2018 08:55

Complexo Penal Mário Negócio e Cadeia Pública de Mossoró estão sob controle

A afirmação é do vice-diretor da CPMN. Nos dois presídios houve rebeliões, mas logo foram controlados. Atualmente, já são 14 das 33 unidades prisionais do Rio Grande do Norte com registros de motins.
Josemário Alves

A situação atual da Penitenciária Agrícola Mário Negócio (CPMN), em Mossoró, é de tranquilidade. A informação é do vice-diretor da unidade prisional, José Fernandes. O mesmo cenário pode ser observado na Cadeia Pública Manoel Onofre Neto, em frente.

“O Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) e a Polícia Militar estão colaborando para evitar novos motins”, informou. Isto tanto no Penitenciária como na Cadeia Pública.

(Foto: Josemário Alves)
Devido a rebelião no pavilhão 3 na tarde de terça-feira (17). Atendendo determinação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina leite, a direção decidiu cancelar as visitas íntimas previstas para esta quarta (18).

No montim desta terça-feira, os presos do CPAMN queimaram colchões e arrancaram as grades, e as mesmas ainda não foram completamente implantadas com concreto nos locais. Os portões também precisam de solda em alguns casos.

“Por causa disso, os apenados do pavilhão 3 foram realocados nos pavilhões 1 e 2 durante a noite, dentro da ala de regime fechado. Agora pela manhã, eles retornaram para o campo, e ficarão lá sob escolta até que tudo fique pronto”, informou José Fernandes.

A previsão é que todas as grades sejam reimplantadas até o início da tarde.

A situação também está apaziguada na Cadeia Pública de Mossoró.
 
Na tarde de terça, os apenados tentaram se rebelar, mas logo foram controlados pela polícia.

Até o momento, 14 das 33 unidades prisionais do Rio Grande do Norte tiveram registros de rebeliões. No interior, os motins aconteceram em Mossoró, Caraúbas e Caicó. Ambos já controlados. Pau dos Ferros, Assu, Apodi, Macau e Angicos não registraram alterações.

O último estabelecimento prisional a ser controlado pela Polícia foi o CEDUC, de Caicó, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18.  


(Foto: Ismael Sousa)


Na região Metropolitana de Natal, onde a situação é mais crítica, cerca de 215 homens da Força Nacional foram designados para atuar na repreensão da violência, em auxílio à Polícia Militar. O reforço chega nesta quarta-feira, 18, aos presídios.

A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, se deslocou de Brasília (DF) até o Rio Grande do Norte para acompanhar a situação do Estado. Regina concede entrevista coletiva na manhã desta quarta na Central de Operações da PM, na Escola de Governo.


(Foto: Divulgação / SESED)

Leia também:

Força Nacional chega ao RN e presos de Natal foram transferidos para o Seridó
Alunos têm atividades suspensas por conta de rebeliões em presídios de Mossoró
Robinson Faria: "Não vamos permitir que a desordem se instale no RN"
PM controla motim na Mário Negócio e evita na Cadeia Pública de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário