A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 18, operação que apura fraudes em processos e desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que seriam utilizadas para a construção de uma escola na cidade de Campo Sales no Ceará.
Cerca de 50 policiais federais participaram da operação nos municípios cearenses de Campos Sales e Tauá, visando o cumprimento de quatro mandatos de prisão temporária, dois de condução coercitiva e nove mandatos de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte/CE.
A investigação se deu início em fevereiro de 2014, com o objetivo de apurar supostas irregularidades praticadas por agentes públicos e particulares na construção de uma escola de ensino fundamental.
Ao final, ficou comprovado pela PF que recursos do FNDE foram utilizados indevidamente para os serviços de terraplanagem, os quais eram de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campos Sales, além de indícios de que recursos foram desviados e utilizados em favor de patrimônio pessoal dos investigados.
A Operação foi denominada Christianópolis, nome que faz alusão a um condomínio de luxo localizado em Campos Sales, que supostamente foi construído com verbas desviadas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.