27 SET 2020 | ATUALIZADO 23:02
EDUCAÇÃO
ANNA PAULA BRITO, COM INFORMAÇÕES DO MEC
21/01/2020 09:01
Atualizado
21/01/2020 15:14

Estudantes que fizeram o Enem 2019 já podem realizar a inscrição no SISU

A+   A-  
Devido a erros nas notas de alguns participantes, nesta segunda-feira (20) o MEC anunciou a extensão do prazo para que o estudante possa se inscrever no Sistema de Seleção Unificada 2020. Agora, as inscrições seguem até o domingo, 26 de janeiro.
Imagem 1 -
FOTO: MOSSORÓ HOJE

Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, já podem acessar o Portal do SISU e realizar a inscrição para tentar uma vaga em uma Instituição de Ensino Superior Pública de todo o país.

Devido a erros nas notas de alguns participantes, o Ministério da Educação (MEC) resolveu dar mais tempo para solucionar todos os problemas com as correções das provas e informou, nesta segunda-feira (20), que haverá extensão do prazo para inscrições no Sisu.

A data inicial continua a ser hoje, 21 de janeiro, mas o período segue até as 23h59 de domingo, 26, dois dias a mais do que o estipulado no edital.

“O Sisu vai estar aberto no prazo que era previsto. Faça sua inscrição e, para quem tiver problema, estamos estendendo em mais dois dias”, reforçou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus.

Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. As outras datas são:

- matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;

- lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;

- manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, as notas do Enem já foram corrigidas e estão disponíveis na Página do Participante, seja no portal, seja no aplicativo do Enem.

“Nós pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos as provas deles com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis”, disse o titular do instituto responsável pela aplicação do exame.


Notas

AME

Outras Notícias

Deixe seu comentário