29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
EDUCAÇÃO
17/02/2020 15:23
Atualizado
17/02/2020 15:25

Educação infantil registra aumento de 12,6% nas matrículas no Brasil

O número de crianças com até seis anos de idade matriculadas nas creches e pré-escolas brasileiras chegou a quase nove milhões, segundo levantamento realizado pelo Inep, através do Censo Escolar.
FOTO: REPRODUÇÃO

O número de crianças com até seis anos de idade matriculadas nas creches e pré-escolas brasileiras chegou a quase nove milhões, mais precisamente 8.972.778 em 2019, segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Censo Escolar.

A pesquisa revela, ainda, um aumento de 4,7% em relação ao anterior, impulsionado pelo avanço nas matrículas em creches. Na educação infantil, a rede municipal de ensino centraliza a maior parte dos inscritos, totalizando 71,4%.

Na sequência, a rede privada concentra 27,9%, o equivalente a 2.505.837. Na análise baseada na localização dos estudantes, o Censo constatou que 10,5% das matrículas encontram-se na zona rural e a quase totalidade (96,8%) destas é atendida por estabelecimentos da rede pública.


CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar da educação básica é a principal pesquisa estatística sobre as séries infantil, fundamental e médio. É realizado anualmente, pautado nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, apresentando informações sobre matrículas, docentes, escolas e gestores.

A análise é feita com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, além da participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA).


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário