Os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 precisam realizar um novo cadastro de informações pessoais na plataforma on-line do governo federal: gov.br.
A convocação está sendo feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o Órgão, a ação tem a finalidade de unificar os dados dos usuários em todos os serviços digitais dos órgãos federais.
A plataforma digital gov.br reúne dados cadastrais dos cidadãos com o objetivo de viabilizar da melhor forma a identificação e autenticação do usuário com controle de acesso unificado. Por meio de login e senha, validados na conta dos usuários, o governo consegue identificar, individualmente, cada internauta e o que cada um acessa dentro dos sites governamentais.
Ao cadastrar um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços públicos digitais disponíveis que estejam integrados com a plataforma. Segundo a divulgação do Inep, a unificação dos registros na página será feita de forma gradativa, com previsão de reunir todos os serviços digitais dos órgãos federais.
O programa de unificação federal gov.br foi instituído por meio do Decreto n° 8.936, de 19 de dezembro de 2016, sob criação do Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Saiba como realizar o cadastro:
Veja o passo a passo para inserir os dados pessoas na plataforma:
1. Acessar a Página do Participante, no endereço enem.inep.gov.br.
2. No canto superior esquerdo da página, clicar no botão GOV.BR que levará ao portal de serviços digital do Governo Federal.
3. No site, clicar no botão “Acesso GOV.BR”
4. Informar CPF, nome completo, e-mail e telefone e registrar login e senha para criar sua conta no portal.
5. Após seguir os passos acima, o participante terá acesso liberado para os canais digitais do governo federal.
Espelho da redação do Enem 2019
Previsto no edital do Enem 2019, o espelho individual da redação do Enem deve ser liberado para consulta dos estudantes a partir do dia 17 de março. Nele, o estudante poderá conferir a pontuação recebida em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores, no Sistema Enem.
No mesmo dia deverá ser disponibilizada a nota dos “treineiros”, participantes que fizeram o exame e avisaram, durante a inscrição, que não terminariam o ensino médio até dezembro passado.