28 NOV 2024 | ATUALIZADO 22:50
EDUCAÇÃO
12/03/2020 16:31
Atualizado
12/03/2020 16:34

Professores de Ed. Física usam recursos próprios para suprir carência de equipamentos

Disciplina é obrigatória segundo Lei de Diretrizes e Bases, mas aulas estão comprometidas nas escolas brasileiras por falta de recursos que propiciem melhores equipamentos aos estudantes, conforme aponta pesquisa “Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral”, realizada pelo Instituto Península, em parceria com a consultoria Plano CDE.
FOTO: REPRODUÇÃO

As aulas de Educação Física estão comprometidas nas escolas brasileiras por falta de recursos que  propiciem melhores equipamentos aos estudantes, conforme aponta pesquisa “Escola, Movimento e  Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral”, realizada pelo Instituto Península, em parceria  com a consultoria Plano CDE.

Para suprir a carência, muitos professores usam recursos próprios na  tentativa de viabilizar as aulas.  Conforme a pesquisa, cerca de 32% dos educadores físicos que atuam em instituições de ensino utilizam  o próprio material para promover uma aula de qualidade, enquanto que 29% fazem a reciclagem de  materiais para o ensino da disciplina. 

Embora a disciplina seja importante para o desenvolvimento dos estudante, a referida pesquisa alerta  que 9% das instituições de ensino do Brasil não consideram a educação física como disciplina obrigatória  na grade curricular e a atividade física não é ofertada aos alunos em 2% das escolas.

A ausência de aulas  de educação física nas escolas contraria a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que diz: "a educação física,  integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica". 

Modalidades esportivas

Além da precariedade dos equipamentos para aulas de educação física, a pesquisa aponta que docentes  reclamam da falta de variedade das modalidades esportivas nos colégios brasileiros. 

De acordo com o levantamento "Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano  Integral", em boa parte das escolas, cerca de 65%, estão presentes apenas futebol, voleibol e handebol, nessa  ordem de prevalência. 

A apuração ouviu 7.500 professores e diretores da educação básica em escolas distribuídas em todas as  regiões do Brasil. 


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