20 NOV 2024 | ATUALIZADO 07:38
ESTADO
13/03/2020 08:35
Atualizado
13/03/2020 11:01

Gargalheiras chega a 14,61% de sua capacidade e volta a abastecer Currais Novos

O reservatório Marechal Dutra vai complementar a água fornecida pelo Açude Dourado, além de continuar a abastecer a cidade de Acari. Antes do período chuvoso, o açude estava no volume morto, praticamente seco.
Gargalheiras chega a 14,61% de sua capacidade e volta a abastecer Currais Novos. O reservatório Marechal Dutra vai complementar a água fornecida pelo Açude Dourado, além de continuar a abastecer a cidade de Acari. Antes do período chuvoso, o açude estava no volume morto, praticamente seco.
FOTO: DIVULGAÇÃO/CAERN

Após quase cinco anos de escassez hídrica no interior do Estado, o reservatório Marechal Dutra (açude Gargalheiras) voltou a abastecer a cidade de Currais Novos, complementando a água fornecida pelo Açude Dourado, além de continuar a abastecer a cidade de Acari.

Ambos os mananciais tiveram uma recarga importante na última semana: o Gargalheiras saiu do volume morto e praticamente seco para quase 14,61% de sua capacidade, segundo o boletim mais recente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), enquanto o Dourado passou de 2% para seu volume total de armazenamento, atingindo a sangria.

Veja mais:

Açude que tinha água para apenas mais 10 dias de abastecimento “sangra” no RN


Com este cenário positivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o fornecimento de água pelo Gargalheiras para Currais Novos, o que não interfere no abastecimento de Acari, que continuará a receber água com a mesma vazão.

Essa gestão na distribuição da água disponível também vai amenizar o impacto da seca em Currais Novos, que atualmente funciona em um sistema de rodízio quinzenal, dividindo a cidade em dois setores.

Atualmente, a Companhia está captando para Currais Novos, 200 metros cúbicos de água, o equivalente a 200 mil litros de água, por hora (200m³/h) durante 24 horas, e completando com 120 a 150 mil litros de água (m3/h) do Gargalheiras, por aproximadamente 10 horas por dia.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário