25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
NACIONAL
23/03/2020 17:03
Atualizado
23/03/2020 17:05

MEC libera estudantes de saúde para auxílio no combate ao Covid-19

Ação é uma medida de emergência e valerá como carga-horária complementar. A decisão vale para alunos que cursam os últimos dos anos da graduação de Medicina e de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.
FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com a medida publicada em portaria na edição extra do Diário da União, o Ministério da Educação (MEC) informa que estudantes da área de saúde poderão atuar no combate à epidemia do Covid-19, o novo coronavírus.

A decisão vale para alunos que cursam os últimos dos anos da graduação de Medicina e de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. O trabalho será na forma de estágio e contará como carga-horária do curso, além de valer como pontuação para a ingresso nos cursos de residência.

Os estudantes serão alocados para unidades básicas de saúde, rede hospitalar, comunidades e unidades de pronto atendimento. Os selecionados deverão atuar, exclusivamente, nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Durante o trabalho, os estudantes serão supervisionados por profissionais registrados em seus conselhos e pela orientação docente realizada pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

"Caberá ao Ministério da Saúde a seleção, a capacitação e a alocação dos alunos após articulação com os órgãos de saúde estadual, distrital e municipal", explicou o MEC, em nota.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário