26 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:24
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
21/04/2020 12:19
Atualizado
21/04/2020 12:40

Raios e trovões são comuns em chuvas na região, explica meteorologista

As chuvas que caíram em Mossoró e região nesta segunda-feira (20) deixaram a população assustada pela quantidade de raios e trovões registrados. O meteorologista da Ufersa, professor José Espínola, explica que os fenômeno são característico das chuvas aqui na região, “principalmente em dias mais quentes”; Especialista alerta para perigo de descarga elétrica.
FOTO: REPRODUÇÃO/LÍGIA SABRINA

As chuvas em Mossoró e na região, que ocorreram na noite desta segunda-feira (20) despertaram a curiosidade de muitas pessoas. Marcada pela queda de raios e trovões barulhentos, elas deixaram a população assustada.

O MOSSORÓ HOJE recebeu diversos vídeos de leitores que registram os fenômenos em suas cidades. No domingo (19) as ocorrência também se repetiram.

Sobre o assunto, o meteorologista da Universidade Federal Rural do Semiárido, professor José Espínola, explica que é comum esse tipo de ocorrência. “É uma característica de nossas chuvas aqui na região, principalmente em dias mais quentes”.

O professor explica que o fenômeno envolvendo raios, trovoadas e ventos forte são característicos de chuvas convectivas, que carregam sempre uma grande quantidade de energia.

Ele lembra que chuvas com raios são perigosas para a população, principalmente para quem está no meio da rua.

“As descargas elétricas podem ocorrer em todo lugar. Mais perigoso para quem está em piscinas ou embaixo de árvores. O guarda chuva ou sombrinha, por exemplo, pode funcionar como um atrator de raios”, explica.

As chuvas na região, ainda segundo o professor Espínola, devem se estender até o mês de maio e esses eventos como trovão, raios e ventos são possíveis em todas as precipitações. “Hoje à tarde teremos chuva novamente aqui na região”, alerta.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário