Foram divulgadas através do Twitter do ministro da educação Abraham Weintraub, ontem (11), as datas para inscrições nos programas de governo que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso ao ensino superior.
Os candidatos podem utilizar a nota do Enem 2019 em todos os programas. No total, cerca de 3,9 milhões de estudantes fizeram a prova do Enem no ano passado.
O Programa Universidade para Todos ( Prouni ) recebe inscrições entre os dias 23 e 26 de junho. Por meio dele é possível garantir bolsas para os estudantes em instituições privadas de ensino superior. As bolsas variam conforme a renda dos candidatos, podendo ser parciais, de 50% da mensalidade ou totais, de 100%.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser realizadas entre 16 e 19 de junho. Esse é um sistema utilizado por participantes do Enem, em que os estudantes são selecionados para ocupar as vagas das instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
Já para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as inscrições serão de 30 de junho a 3 de julho. Este programa garante financiamento a condições mais favoráveis quando comparadas às de mercado, permitindo que os estudantes tenham condições de ingressar o ensino superior em instituições privadas.