22 SET 2024 | ATUALIZADO 11:39
MOSSORÓ
Da redação
22/09/2015 07:27
Atualizado
14/12/2018 06:53

Meninas de 9 a 11 anos já devem se vacinar contra HPV em Mossoró

Vacina está disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde da cidade. A meta é vacinar, no mínimo, 80% até o dia 31 de dezembro deste ano.
Josemário Alves

A vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) já está disponível nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e é destinada a meninas de 9 a 11 anos e a mulheres com HIV de 9 a 26 anos. O público-alvo é formado por 6.229 meninas. A meta é vacinar, no mínimo, 80% até o dia 31 de dezembro deste ano.

Em março, durante mobilização para primeira dose, foram vacinadas 4.217 meninas. Neste mês de setembro, quem tomou a primeira dose há seis meses, deve retornar à unidade para ser imunizada com a segunda dose.

É que o ciclo vacinal contra HPV é formado por três fases: A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose, cinco anos após a primeira.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Silvana Escócia, a vacina estará disponível todo o ano, porém há uma mobilização nacional entorno da vacina. “Há muitos mitos que atrapalham a adesão à vacina. Porém, a imunização é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Se tomada as três doses, a vacinação possui mais de 90% de eficácia”, frisa.

O HPV é o principal vírus causador do câncer de colo de útero, terceira principal causa de morte por câncer de mulheres em todo o Brasil. A Secretaria de Saúde orienta que os pais incentivem as filhas a se vacinarem e utilizem o cartão de vacina para acompanhamento do ciclo vacinal.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário