19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
EDUCAÇÃO
04/06/2020 14:40
Atualizado
04/06/2020 14:44

Aprovada em Harvard, brasileira cria perfil que incentiva estudos entre os jovens

Por meio do perfil perfil @nordestenerd, a estudante alagoana Natália Cecília, de 23 anos, compartilha dicas para quem quer estudar no exterior. No perfil ela também compartilha seus conhecimentos e experiências.
FOTO: CEDIDA

A estudante de Relações Exteriores, Natália Cecília, 23, chamou a atenção da mídia e despertou a curiosidade de diversos estudantes nas últimas semanas ao anunciar que foi selecionada no processo seletivo de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do mundo, a universidade de Harvard.

Desde então, a alagoana já recebeu milhares de perguntas sobre como ela obteve sucesso e dicas de bolsas de estudos, principalmente para cursos de idiomas.

Em razão disso, ela criou o perfil @nordestenerd, onde compartilha seus conhecimentos e experiências. Em duas semanas, a página ganhou quase nove mil seguidores.

“Eu quis compartilhar minha história nas redes, quis criar uma página, porque eu acredito que a gente sonha com aquilo que a gente conhece. O que eu queria era trazer para a realidade das pessoas, do sertão, do agreste, pessoas como eu, que é possível, é muito mais fácil sonhar com uma coisa quando você tem um referencial de alguém que é parecido com você, que fala como você, que vem do mesmo lugar que você e conseguiu”, relata a estudante, que ao assistir a um vídeo de Tábata Amaral sobre como conseguiu chegar na Harvard, se inspirou e percebeu que aquela também poderia ser a sua realidade.

Investir na educação é um dos planos de Natália, que pretende contribuir para a formação de mais brasileiros. Ela conta que acredita que a educação transforma o indivíduo e a sociedade.

“A educação que transforma é aquela que é valorizada, que recebe investimentos, a que realmente causa mudança. Quando o aluno se dedica, ele consegue avançar, obtém conquistas e é por essa educação que eu luto”, justifica.

Para a jovem, o impacto da educação na sua vida é muito nítido, refletindo nas conquistas de participações em fóruns e projetos diversos como na ONU e Brasil Conference 2019.

“Tudo isso veio por causa da valorização da educação. Acredito que a educação que transforma é a que oferece oportunidade para os jovens. Por isso, o objetivo da página Nordeste Nerd é fornecer, também, bolsas de inglês para alunos em situação de vulnerabilidade econômica, pois o idioma é uma das principais barreiras para muitos alunos”, conta.

Em uma das suas experiências internacionais, Natália fez questão de usar o chapéu de couro típico do Nordeste brasileiro. “Toda vez que acontece uma coisa importante na minha vida, uso esse chapéu para lembrar das minhas origens”, afirma.

Agora, a expectativa de quem acompanha a jovem é vê-la usando o acessório no seu novo caminho.

Estudante de Arapiraca em Harvard

Natália foi aprovada para o intercâmbio Visiting Undergraduate Student, da Harvard, e vai estudar Economia por um ano, na Faculty of Arts & Sciences. Desde 2018, ela cursa Relações Exteriores na Universidade Federal de Santa Catarina.

Por enquanto, a estudante permanece em solo brasileiro. A sua ida para Harvard depende de um pronunciamento da universidade sobre os próximos procedimentos. “Eles vão dar uma resposta apenas em julho. Existe uma possiblidade de que (o estudo) seja virtual e possiblidade de que seja presencial”, complementa.

Nascida em Arapiraca, no interior alagoano, Natália sonha em poder contribuir para o desenvolvimento de sua terra natal. “Meu grande sonho é poder ver Alagoas diferente. É poder reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de ensino. Quero transformar o lugar de onde venho”, revela.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário