20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
29/06/2020 08:32
Atualizado
29/06/2020 08:45

Adutora se rompe e deixa quatro bairros de Mossoró sem água potável

Parte do Bairro Santo Antônio, Barrocas, Paredões e parte do Centro de Mossoró ficaram sem água devido ao trabalho para fechar o rompimento na adutora de grande diâmetro na Rua Marechal Hermes. Abastecimento deve voltar ao normal até quarta-feira
Parte do Bairro Santo Antônio, Barrocas, Paredões e parte do Centro de Mossoró ficaram sem água devido ao trabalho para fechar o rompimento na adutora de grande diâmetro na Rua Marechal Hermes. Abastecimento deve voltar ao normal até quarta-feira

O abastecimento dos bairros Barrocas, Paredões, parte do Centro e do Santo Antônio, em Mossoró, está suspenso. O problema que gerou a paralisação foi o rompimento do sistema que abastece esta região. O fato foi comunicado por Nayanne Marques.

Nayanne Marques narrou que desde o início da manhã deste domingo, 29, estava sendo desperdiçado uma grande quantidade de água tratada. Companhia de Águas e Esgotos do RN informa que o sistema já havia sido desligado.

A CAERN teve que paralisar o envio de água, reduzir a pressão na tubulação e assim eles conseguirem fechar o vazamento no sistema adutor de grande diâmetro, na rua Marechal Hermes, no bairro Barrocas.

Para esvaziar este sistema, foi preciso também desligar as bombas do poço 18, que faz o reforço do abastecimento desta área.

Os bairros ficarão com o abastecimento suspenso até que o conserto da adutora seja concluído. Durante este domingo (28), ocorrerá o esvaziamento da rede de água, para que a equipe possa iniciar o serviço com a área completamente seca.

A previsão é que o conserto seja finalizado até o final da tarde desta segunda-feira (29). Após a religação, são necessárias 48 horas, para total normalização do abastecimento.

Trecho interditado

Além do trabalho para fechar o rompimento do sistema adutor a Marechal Hermes, os técnicos da CAERN também interditaram o trecho  da Avenida Alberto Maranhão, entre a avenida Delfim Moreira e a Crockat de Sá (rua da creche Maria do Carmo), em Mossoró. A recomendação é que os motoristas evitem o trecho, pois o mesmo estará fechado nas duas faixas. A previsão é concluir o serviço na quinta-feira (2). 

No local, será feita a recuperação de parte da tubulação de esgoto que foi danificada pelas chuvas ocorridas esse ano. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), de 1º de janeiro a 26 de junho foram registrados 1.093 milímetros de chuvas. O que foi caracterizado como um inverno muito chuvoso. No ano passado, o inverno em Mossoró ficou dentro do parâmetro normal. 

As ligações irregulares de água de chuva, canalizadas para dentro da rede de esgoto e o inverno intenso, danificou com mais frequência as tubulações em Mossoró. A Caern reforça o pedido à população de que retirem canalizações de água de chuva para dentro da rede de esgoto. No momento em que a tubulação é danificada pela pressão causada pela grande quantidade de água, a areia que está acima dela obstrui a passagem e os efluentes retornam para a rua. Um dano para toda a população que pode ser evitado pela atitude individual de cada proprietário de imóvel.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário