22 SET 2024 | ATUALIZADO 18:38
SAÚDE
Da redação
25/09/2015 09:31
Atualizado
13/12/2018 21:23

Defesa Civil passa por capacitação para atuar contra a seca no RN

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (25) apresenta à Defesa Civil dos municípios em colapso planos da "Operação Vertente" que visa reforçar o abastecimento na zona urbana
Gabinete Civil do RN

O Governo do RN realiza na manhã desta sexta-feira (25) reunião de capacitação com os coordenadores da Defesa Civil dos municípios em colapso no Rio Grande do Norte para atuarem na “Operação Vertente”. Atualmente, já são 13 municípios em colapso no Estado por conta da seca que atinge a região.

Durante a manhã desta sexta, será apresentado o plano de ações para distribuição de água através de carros-pipa, intitulado "Operação Vertente", tendo coordenação do Gabinete Civil do RN.

“A reunião tem como objetivo operacionalizar ações que serão realizadas nas áreas urbanas em 19 municípios afetados pela seca”, informou o Gabinete Civil através de sua conta no Twitter.

Também participam da reunião, representantes do Secretaria dos Recursos Hídricos, Presidente do Instituto de Gerenciamento de Águas do RN (Igarn) e Coordenador Estadual da Defesa Civil também participam.

Além dos 13 municípios em colpaso, 42 estão estão recebendo água em sistema de rodízio. As informações são da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A companhia abastece 153 das 167 cidades do estado. As demais são abastecidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) dos municípios.

A questão se agrava por conta da baixa dos reservatórios do Estado, é o caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que atualmente está com 24,88%, menos de 30% de sua capacidade total que é de 2,4 bilhões m/³.


O decreto de situação de emergência em 153 cidades do Rio Grande do Norte que sofrem com a estiagem prolongada foi prorrogado por mais 180 dias. A renovação, assinada pelo governador Robinson Faria, foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial do Estado. Segundo o governo, esta é a pior seca dos últimos 100 anos.

LEIA MAIS:

 

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário