24 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:34
ECONOMIA
Com informaões da Agência Brasil
20/03/2015 06:25
Atualizado
14/12/2018 02:21

Empresas têm até hoje para entrega de relatório anual ao MTE

Até quarta-feira, 18, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), havia recebido 50 milhões de declarações.
Reprodução/Google Imagens

As empresas têm até hoje, 20, para entregarem a declaração de Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2014. O documento é um censo anual de mercado formal de trabalho. O empregador que não entregar o documento está sujeito a multa a partir de R$425,64, acrescidos de R$106,40 a cada dois meses de atraso.

A entrega do documento é obrigatória para todos os estabelecimentos em território nacional que estejam inscritos no CNPJ, para autônomos, órgãos públicos, entre outros.

Com a Rais, é possível ao governo obter informações sobre o tipo de vínculo, a remuneração, o grau de instrução, a data de nascimento e nacionalidade dos trabalhadores.

Em relação aos estabelecimentos, a Rais possibilita obtenção de dados sobre o tipo de atividade econômica, a variação nos diferentes setores da economia e o tamanho das empresas.

Segundo o TEM, além de gerar estatísticas sobre o mercado de trabalho formal e para as pesquisas domiciliares no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Rais fornece subsídios ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), às políticas de formação de mão de obra e à Previdência Social.

O programa gerador de declaração da Rais está disponível no Portal do MTE e no site da Rais.

As declarações poderão ser transmitidas até às 23h59 com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração, que pode ser um CPF ou com um CNPJ.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário