Os mossoroenses têm até o dia 31 de outubro para garantir a imunização contra o sarampo. A Campanha de Intensificação da Imunização contra a doença seria encerrada nesta segunda-feira (31), mas foi estendida por mais dois meses na cidade.
O coordenador municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, explica que inicialmente a campanha continuará voltada para adultos de 20 a 49 anos.
Ele destaca que a campanha é uma oportunidade para atualização do cartão de vacina dos adultos que fazem parte do grupo prioritário, já que a vacina pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
“Adultos de 20 a 29 anos de idade, devem ter duas doses da vacina tríplice viral e os adultos de 30 a 49 anos de idade, devem ter uma dose da vacina tríplice viral, na ausência de algumas dessas doses, receberão as vacinas complementares para atualização do cartão de vacinação. Caso o adulto esteja em dia com a vacinação, não precisa administrar mais doses”, explica.
Para checar sua situação vacinal e saber se precisa ou não atualizar as doses de alguma vacina, seja a tríplice-viral ou outra, o público-alvo da campanha deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, levando um documento de identificação e o cartão de vacinação (se possível).
A vacina tríplice viral é contra indicada para gestantes, assim orienta-se que a imunização seja realizada logo no puerpério. Outra orientação para as mulheres é evitar gravidez no período de 30 dias após a administração da vacina.
Etevaldo de Lima lembra que a atualização das doses vacinais é de grande importância. “Desde fevereiro 2018, o vírus do sarampo voltou a circular no Brasil. De acordo com dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano, foram confirmados 7.293 casos de sarampo em 21 estados, além de cinco óbitos, e o Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus. Neste cenário, a Campanha de Intensificação da Imunização contra o Sarampo é fundamental”, ressalta.