23 SET 2024 | ATUALIZADO 18:38
SAÚDE
Da redação
29/09/2015 13:47
Atualizado
13/12/2018 20:26

PMs presos em Natal praticavam todo tipo de extorsão , diz Promotor

Onze policiais militares do 9ºBPM de Natal foram presos nesta terça (29) em Operação "Novos Rumos" deflagrada pelo MPRN
Emanuel Amaral/Tribuna do Norte

Onze dos doze policiais militares foram presos durante operação ‘Novos Rumos” deflagrada pelo Ministério Público do RN e BOPE na manhã desta terça-feira (29), em Natal.

De acordo com o promotor de justiça, Silvio Brito, “os policiais praticavam todo tipo de extorsão. Pegavam o traficante, pedia dinheiro, se não tivesse, levava celular, arma, o que tivesse de valor. Não davam viagem perdida”.

Silvio Brito explica que não era apenas traficantes os alvos dos policiais, mas todos aqueles que fossem pegos em atividade ilícita.

“E não era só traficante. Qualquer um que tivesse praticando atividade ilícita e eles flagrassem, partiam para extorsão. O que era conseguido sempre era dividido com quem estivesse na viatura do dia fazendo o patrulhamento”, explicou o promotor.

Segundo o MPRN, os policiais estavam agindo há menos de um, data do início das investigações.

O promotor Silvio informou “Estávamos investigando o tráfico de drogas, foi quando descobrimos um policial pedindo propina. Dividimos a investigação com os setores competentes e aí descobrimos os grupos de policiais que pediam propina para soltar traficante ou até para não os prender”.

“Foi como um novelo de lã, puxamos um fio e saiu mundo a fora”, finaliza Silvio Brito, afirmando que as investigações continuam.

Segundo o MPRN, a operação “Novos Rumos” é um desdobramento da operação Citronela, deflagrada na última sexta (25), quando prende um líder de organização criminosa no bairro Quintas, em Natal. Joel Rodrigues, foi preso por tráfico de drogas, e o MP, apontou indícios de envolvimento do acusado com os policiais.

Policiais que tiveram prisão decretada:

Ivan Ferreira da Silva Tavares, André Luiz da Silva Pereira, José Cherls Firmiano da Silva, Isaac Raphael da Cruz Dumaresq, Thiago Vale Rabelo Teixeira, Damião Alves da Cunha, Marcos Garcia Marinho, Marcio José da Silva Martins, Werson Magno de Carvalho, Antônio Marcos Oliveira da Silva, Wilton Franco da Silva e Anderson Oliveira Frasseti Maia.

Operação Citronela

A Operação Citronela cumpriu 23 mandados de prisão na última sexta (25) no bairro das Quintas, em Natal. Um dos presos, foi Joel Rodrigues da Silva, apontado como líder da organização criminosa. Segundo o MP, Joel possuía um patrimônio avaliado em mais de R$ 1 milhão. No esquema, os bens adquiridos através do tráfico eram registrados em nomes de "laranjas".

Na comunidade foram encontrados mais 5kg de crack, 3 tabletes grandes de maconha, Cocaína ainda para refino, dezenas de vidros de lança-perfume, quatro balanças de precisão, um rifle modelo Winchester, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38 todas as armas municiadas, sendo encontrada ainda seis munições de fuzil calibre 7.62.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário