19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
EDUCAÇÃO
25/09/2020 16:35
Atualizado
25/09/2020 16:39

Carreira: confira cinco profissões para quem gosta de desenhar

No Instagram, jovem compartilha o seu dom e pensa em seguir carreira na área. “Eu sempre amei desenhar. Quando era pequena, assistia muitos filmes da Barbie e tentava desenhar as roupas. Fui passando para os personagens, depois comecei a tentar fazer os rostos mais detalhados e, quanto mais eu tentava coisas novas, melhor eu desenhava”, conta a baiana Gessica Gomes Lima, 17 anos
FOTO: REPRODUÇÃO

Nas crianças, uma das primeiras formas de se expressar é através dos desenhos. Neles, elas soltam a imaginação e a criatividade para representar suas visões e parecem não ter limite. Quando crescem, algumas pessoas continuam desenvolvendo o gosto e fazem do desenho uma verdadeira motivação para a vida.

“Eu sempre amei desenhar. Quando era pequena, assistia muitos filmes da Barbie e tentava desenhar as roupas. Fui passando para os personagens, depois comecei a tentar fazer os rostos mais detalhados e, quanto mais eu tentava coisas novas, melhor eu desenhava”, conta a baiana Gessica Gomes Lima, 17 anos, que compartilha com o mundo seu dom através do Instagram, no perfil @gg_meus_desenhos.

Na rede social, Gessica compartilha todas as suas artes, que têm como diferencial se aproximar cada vez mais do realismo. Ela conta que leva cerca de cinco horas por dia para aprimorar a sua forma de desenhar. “A prática leva à perfeição. Até hoje, nunca fiz um curso, mas acredito que farei alguma graduação relacionada a desenho”, explica.

Desenhar não é só coisa de criança e algumas carreiras têm como base o desenho. Arquitetos, paisagistas, cartunistas e figurinistas têm o desenho como instrumento de trabalho. Abaixo, listamos algumas carreiras para quem tem o dom de desenhar e quer unir o amor pelos desenhos a uma profissão de sucesso:

Arquitetura e Urbanismo

A arte de organizar, projetar e implementar espaços, sejam eles internos ou externos, baseado na estética e na funcionalidade está na arquitetura. A graduação em Arquitetura e Urbanismo dura, em média, cinco anos e o estudante aprende a fazer planta das construções e a desenhar o interior delas.

Aprende a criar objetos e logotipos. A formação possui diversas disciplinas ligadas ao desenho, como Urbanismo, Desenho Arquitetônico e Geometria Gráfica. É uma graduação voltada para quem tem criatividade e interesse em desenvolvimento urbano.

Desenhista Industrial

Muitas coisas ao nosso redor são desenhadas por alguém. Geralmente, o profissional que faz esse trabalho é um designer ou desenhista industrial. Além de criar a estética visual do produto, o profissional precisa de criatividade para inventar peças que atendam a funcionalidade, custo e que sejam de fácil manuseio.

O estudante dessa área aprende a fazer desde o esboço até protótipos físicos. A graduação na área pode ser feita de forma presencial ou a distância e tem duração média de quatro anos.

Designer de Interiores

Com o objetivo de preparar o profissional para ter habilidades em arranjar e planejar ambientes de acordo com os padrões de funcionalidade e estética, a graduação em Design de Interiores pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado.

O estudante dessa área aprende a planejar como ficará o interior de um ambiente com objetos, iluminação e acabamento. O curso possui grande parte da sua carga horária destinada a matérias práticas ligadas ao desenho, como perspectiva prática e desenho arquitetônico.

Designer Gráfico

O estudante que optar pela graduação em Design Gráfico precisará de talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e edição e paixão pela profissão. A graduação pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado.

O estudante aprende a usar suas habilidades artísticas para criar elementos visuais usados em logotipos, anúncios, layouts de revistas, sites, folhetos e outros materiais gráficos. Através de softwares de desenho, começa a desenvolver imagens desde os primeiros conceitos até a versão final usada nas publicações.

Designer de Joias

Um designer de joias cria e produz peças únicas utilizando metais nobres como o ouro, a prata e pedras preciosas. Para criar produtos exclusivos e ao gosto do cliente, o profissional tem como base o desenho.

Muitas vezes, o cliente disponibiliza o desenho e, a partir disso, o designer produz a peça. O profissional nessa área precisa ser criativo para apresentar novas ideias e ter habilidade para trabalhar com ferramentas e metais.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário