23 SET 2024 | ATUALIZADO 08:14
SAÚDE
Da redação
01/10/2015 09:35
Atualizado
13/12/2018 19:40

Detran amplia prazo para regularizar motonetas até março de 2016

Portaria foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 1 de outubro, quando seria encerrado o primeiro prazo para se documentar e emplacar as cinquentinhas

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, através de Portaria, deu mais seis meses de prazo para os proprietários de cinquentinhas proceder o emplacamento e a documentação do condutor. O prazo iria terminar agora em outubro.

Veja mais

  • “Cinquentinhas” devem ser emplacadas em todo o país
  • Comandante alerta sobre emplacamento das cinquentinhas
  •  

    A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 1 de outubro. Os proprietários das motonetas tem agora até 28 de março para se regularizarem.

    Veja portaria do DETRAN na ÍNTEGRA.

    GABINETE DA DIREÇÃO GERAL

    Portaria nº 1.907/2015-GADIR                                      

     Natal(RN), 29 de setembro de 2015.

    O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO NORTE - DETRAN/RN, no uso das atribuições que lhe conferem o Artigo 33, Incisos I e XI do Regulamento Geral desta Autarquia;

    CONSIDERANDO que o Inciso XVII do Artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB foi alterado pela Lei Federal nº 13.154 de 30 de julho de 2015, passando para os Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados a competência de registrar e licenciar, na forma da legislação, os ciclomotores;

    CONSIDERANDO a necessidade de se estabelecer um prazo para que os proprietários de ciclomotores se adequem às novas exigências estabelecidas pelo CTB, no que diz respeito ao registro e licenciamento desses veículos, junto ao DETRAN/RN;

     

    R E S O L V E:

    Art. 1º – Estabelecer, exclusivamente, para os proprietários de ciclomotores adquiridos antes do dia 31 de julho de 2015, o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para procederem ao devido registro e licenciamento de seus veículos, junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RN, prazo este, contado a partir da data da publicação desta Portaria.

    § 1º - A concessão do prazo previsto no caput deste Artigo terá a finalidade exclusiva de proporcionar aos proprietários dos ciclomotores as condições necessárias para a efetivação do registro e licenciamento e, durante os 180 (cento e oitenta) dias concedidos, os condutores desses veículos, quando em circulação nas vias terrestres, nos termos do CTB, deverão portar obrigatoriamente a Nota Fiscal de aquisição dos mesmos.

    § 2º - Os proprietários/condutores dos ciclomotores durante o prazo concedido, deverão cumprir a legislação de trânsito em relação às demais exigências quando das ações de fiscalização dos Órgãos de trânsito do Sistema Nacional de Trânsito – SNT e o seu descumprimento o ensejará à adoção das medidas administrativas e aplicação das penalidade correspondentes, desde que não sejam relacionadas ao registro e licenciamento do ciclomotor.

    § 3º - Após o prazo estabelecido no caput deste Artigo, os ciclomotores que não estiverem devidamente registrados e licenciados incorrerão no descumprimento do Art. 230, inciso V do CTB.

     

    Art. 2º - Os procedimentos e condições de operacionalidade para o atendimento dos proprietários de ciclomotores adquiridos antes de 31 de julho de 2015 serão estabelecidos pelo DETRAN/RN, através de Instrução Normativa específica sobre o caso aqui tratado.

    Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

     

    Publique-se e cumpra-se.

    JÚLIO CÉSAR SOARES CÂMARA

    Diretor Geral

    Notas

    Publicidades

    Outras Notícias

    Deixe seu comentário