23 SET 2024 | ATUALIZADO 09:59
MOSSORÓ
Por Josemário Alves
02/10/2015 09:00
Atualizado
14/12/2018 08:17

?Sobrevivemos disso?, diz agricultora durante evento agroecológico

Vânia produz frutas, verduras e legumes de forma orgânica para comercialização no município. Ela é moradora do Assentamento Maísa e integrante da Associação dos Produtores Familiares.
Josemário Alves

“Trabalho com isso há dois anos e, graças a Deus, tem sido suficiente para o sustento de minha família”. A declaração é da agricultora familiar Vânia Maria durante evento agroecológico em Mossoró.

Ela é moradora do Assentamento Maísa e integrante da Associação dos Produtores Familiares (APROFAM). Vânia produz frutas, verduras e legumes de forma orgânica para comercialização no município.

“Toda a família ajuda. Eles produzem e eu vendo, por que eu tenho mais jeito com isso. Sobrevivemos disso”, conclui.

A realidade da agricultora Vânia é igual a de muitas outras em Mossoró. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), cerca de 260 famílias participam ativamente das feiras agroecológicas na cidade.

É o caso da Rede Xique-xique, uma cooperativa que possui mais de 200 agricultores cooperados. Eles vendem seus produtos às sextas-feiras no Centro de Mossoró.

(Foto: Josemário Alves)

“Nosso forte é o artesanato, mel de abelha e a polpa de frutas”, diz Nara Rafaela, moradora do Assentamento Mulunguzinho e integrante da cooperativa.

Todas as feiras agroecológicas do município têm o apoio do SEBRAE, da Prefeitura Municipal e da Fundação Banco do Brasil. É o que destaca o analista do SEBRAE, Lecy Gadelha.

“A feira agroecológica existe aqui em Mossoró há oito anos. O SEBARE sempre esteve junto a esses produtores dando apoio e fazendo o acompanhamento”, ressalta Gadelha. “Apesar de tudo, ainda tem muita gente que não conhece, por isso hoje e amanhã estamos realizando essa feira diferenciada para dar uma maior visibilidade”.

(Foto: Josemário Alves)

O evento está sendo realizado em frente ao Museu Lauro da Escóssia e segue até sábado (03). Nesta sexta-feira (02), o ator Marcos Palmeira esteve palestrando sobre produtos orgânicos, como produzir, como comercializar e os benefícios.

“Trouxemos ele por que foi ele que trouxe a parte orgânica para o Brasil. Ele tem uma fazenda de produção de orgânicos que é referência no país”, concluiu Lecy Gadelha.

(Foto: Josemário Alves)

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário