26 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:26
SAÚDE
28/12/2020 08:15
Atualizado
28/12/2020 08:20

Metas para 2021: entenda a melhor forma de planejamento e como colocá-las em prática no novo ano

Apesar de ser difícil planejar um novo ano diante das dificuldades vividas em 2020, a psicóloga do Hapvida, Dr Luanna Gomes, explica que o primeiro passo para estabelecer metas é se perguntar 'que pessoa quero me tornar?'. "Depois disso podemos traçar nossas metas futuras e pô-las todas no papel. O papel é importante porque ajuda a dar mais concreção, mais visibilidade e assim evita que a ideia fique só na cabeça. Identifique quais são suas prioridades", disse.
FOTO: REPRODUÇÃO

É inevitável não criarmos expectativas em relação ao novo ano. Traçar metas, porém, pode ser uma tarefa difícil para alguns, pois em 2020 o cotidiano de todo o planeta foi afetado.

Expectativas irreais, mente despreparada, dificuldade de planejamento, distração e pressa são as principais vilãs no momento de definir seus objetivos para 2021.

A psicóloga do Hapvida, Dr Luanna Gomes, explica que o primeiro passo para estabelecer metas é se perguntar 'que pessoa quero me tornar?'.

"Depois disso podemos traçar nossas metas futuras e pô-las todas no papel. O papel é importante porque ajuda a dar mais concreção, mais visibilidade e assim evita que a ideia fique só na cabeça. Identifique quais são suas prioridades", disse.

Segundo a psicóloga é importante não tentar abraçar o mundo, muitas vezes, vários aspectos das nossas vidas entram em um ritmo de descompasso.

Nesses momentos, nada mais parece funcionar ou fazer sentido. Não à toa, uma das funções do planejamento para o novo ano é realimentar a motivação necessária para buscar as próximas conquistas.

Para que os objetivos não fiquem apenas no papel, crie metas específicas para cada área da sua vida: saúde e esporte, mente e espírito, família e relacionamento afetivos, carreira e vocação, cultura e lazer, finanças, sociedade e comunidade.

"Feito o planejamento, você precisa monitorá-lo constantemente. Dessa forma, poderá ver o que está fluindo ou não. Com os problemas e soluções correspondentes já previstos, você sequer perderá muito tempo efetuando eventuais ajustes", frisou a especialista.

De acordo com a médica, podemos também estabelecer um tempo determinado para alcançar as metas. Isso acaba nos deixando mais motivados. Mas um detalhe é fundamental: não enxergue esse planejamento de fim de ano de uma maneira rígida.

Lembre-se que ninguém é capaz de prever o futuro, ou seja, ao longo dos 12 meses seguintes podem surgir novas demandas, muitas vezes ainda mais urgentes, e você precisa sabiamente encaixá-la nos planos em regime preferencial, para concluí-la a tempo, sem que isso – contudo – prejudique os demais objetivos.

"Preze pela simplicidade e objetividade das suas metas para o novo ano, e respeite o seu próprio ritmo e o curso natural da sua vida", finaliza.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário