29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
11/01/2021 08:28
Atualizado
11/01/2021 08:42

Beber água ajuda na hidratação e pode combater o envelhecimento; veja dicas da nutricionista

Em meio à euforia de curtir as tão esperadas férias, alguns cuidados com a saúde ficam em segundo plano, como a hidratação do corpo, por exemplo. Para manter uma boa hidratação, a especialista da Hapvida, Drª Illana Andrade, recomenda a ingestão de água, em torno de 2 litros por dia.
FOTO: REPRODUÇÃO

Sol, mar, corpo bronzeado e férias são temas recorrentes no verão. Em meio à euforia de curtir esse momento de lazer tão esperado, alguns cuidados com a saúde ficam em segundo plano, como a hidratação do corpo por exemplo. A nutricionista do Hapvida, Drª Illana Andrade alerta para possíveis consequências.

"Sensação de boca seca, pele e olhos secos, muita sede, dor nas articulações, diminuição da massa muscular, ficar mais tempo doente, sensação de cansaço e sonolência, fome constante ou envelhecimento precoce são sinais claros de que você não está se hidratando suficiente", disse a nutricionista.

Para manter uma boa hidratação, a especialista recomenda a ingestão de água, em torno de 2 litros por dia.

"Consuma alimentos ricos em água como frutas e verduras. Esses alimentos, além de água, contém sais minerais e nutrientes importantes. A melancia, por exemplo, é diurética e composta por 90% de água. O pepino também contém muita água e ajuda no controle da temperatura corporal”, explica.

De acordo com a médica, é importante diminuir o sal nas refeições, pois ele retém líquidos e pode desidratar as células, além de causar inchaço. Sucos, chás, café, leite e sopas podem ajudar na hidratação.

"Para quem não gosta de beber a água pura, pode ser uma opção saborosa. A água de coco também é uma opção refrescante e hidratante. Experimente fazer suco da sua fruta preferida com água de coco, ou faça gelo com ela para colocar no chá gelado. Evite bebidas alcoólicas", sugere.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário