28 MAR 2024 | ATUALIZADO 08:36
ESTADO
11/05/2021 10:16
Atualizado
11/05/2021 10:16

Fátima reúne Poderes, prefeitos e setor empresarial para ouvir sugestões ao novo decreto

O novo decreto com medidas de enfrentamento do coronavírus será publicado nessa quarta-feira (12). De acordo com o Comitê Científico da Sesap, os dados epidemiológicos preliminares mostram que a situação da pandemia no RN ainda é crítica, apesar da redução na lista de espera por leitos Covid-19 na rede pública de saúde.
FOTO: SANDRO MENEZES

O Governo do Rio Grande do Norte se reuniu com chefes dos Poderes, presidentes da Federação e das associações regionais de municípios e representantes do setor produtivo, a fim de receber sugestões e ouvir as demandas para o novo decreto com medidas de enfrentamento do coronavírus que será publicado nessa quarta-feira (12).

Na noite desta segunda-feira (10), a governadora Fátima Bezerra esteve reunida com os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e do Comitê Científico para tratar acerca das medidas, mas os dados epidemiológicos preliminares mostram que a situação ainda é crítica, apesar da redução na lista de espera por leitos Covid-19 na rede pública de saúde.

"São reuniões para fazer as intermediações necessárias com a sociedade, ouvindo suas propostas em todos os segmentos", disse o secretário estadual de Gestão, Metas e Relações Institucionais (Segri) e coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro.

Esse foi mais um ciclo de diálogo com os segmentos, o primeiro em que o cenário no interior recrudesceu, levando pelo menos dois municípios a recorrerem a medidas mais restritivas que às contidas no decreto estadual, em função do aumento de novos casos da doença.

De acordo com Viviane Lima, coordenadora de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o Indicador Composto ainda não permite um tom menor de preocupação, especialmente no que se refere à transmissibilidade do vírus.

A taxa de ocupação de leitos críticos estava acima de 92% no início da tarde de ontem, agravada pela Regional do Oeste, que agora tem 10 pacientes aguardando leitos de UTI.

"As rotas de regulação permanecem concentradas nas regionais de saúde. Isso significa dizer que, neste momento, não é possível a movimentação de pacientes entre as regiões porque todos os prestadores estão com taxas de ocupação bem altas", destacou Viviane.

Até a manhã desta segunda-feira, o RN tinha 231.852 casos confirmados e 5.655 óbitos. A rede SUS dispõe atualmente de 870 leitos exclusivos Covid, sendo 418 críticos e 452 clínicos.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário