15 JAN 2025 | ATUALIZADO 18:24
SAÚDE
Da redação
15/10/2015 09:04
Atualizado
13/12/2018 14:06

Frutuoso Gomes é o 12º município do RN em colapso de água

O açude de Lucrécia, que abastece a cidade, chegou a rachar devido ao baixo nível de água. A Caern informou que o abastecimento no município está suspenso a partir desta quinta (15)
Cedida/Moisés Gurgel

Mais um município da região Oeste do RN foi inclusa na lista dos municípios em colapso por conta da seca que atinge todo o Estado e região Nordeste.

Frutuoso Gomes é o 12º município atendido pela Caern a entrar em colapso no abastecimento de água, diante do quadro de seca que vem afetando a região Nordeste e particularmente o Rio Grande do Norte.  O açude Lucrécia, que abastece a cidade, chegou a rachar devido ao baixo nível de água.

A informação foi confirmada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) nesta quinta-feira (15). O abastecimento será suspenso na cidade a partir de hoje.

Segundo a Caern, a medida é motivada pelo baixo nível de água verificado no manancial que abastece Frutuoso Gomes, abaixo do chamado "volume morto", impossibilitando a operação do sistema.

Agora, o município será abastecido atendido por carros-pipa ou alternativas definidas pelas prefeituras, junto à Defesa Civil, à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e também o Exército.

Ao todo, são 79 municípios do Estado que vem recebendo água em sistema de rodízio. Atualmente, as cidades em colapso são Acari, Carnaúba dos Dantas e Currais Novos, na região Seridó; Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel e Tenente Ananias, no Alto Oeste; além de Macau, na região Central.

Diversos reservatórios do Estado estão atuando abaixo do nível de sua capacidade. É o caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, um dos maiores do RN, com capacidade para 2,4 bilhões de m/³, mas que está apenas com 30% de sua capacidade.

A mesma situação acontecem no Açude Itans, em Caicó, atualmente, com menos de 3% de sua capacidade.

Há uma semana, a Caern ampliou de 42 para 80, o número de municípios em sistema de rodízio.


 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário