28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:59
EDUCAÇÃO
08/07/2021 17:51
Atualizado
08/07/2021 17:56

Além dos vídeos virais, TikTok pode ser um aliado para os estudos

Por lá podem ser encontrados alguns professores brasileiros que até já ultrapassam 1 milhão de seguidores na plataforma. Os vídeos costumam ser criativos e, por serem de curta duração, vão direto ao ponto. Há conteúdos que vão desde aulas de Física, de Gramática, curiosidades sobre Ciências até dicas para interpretação de texto e explicações das palavras mais faladas na semana ou no mês.
FOTO: REPRODUÇÃO

Foi-se o tempo em que ficar nas redes sociais era apenas uma perda de tempo. Para além das coreografias, vídeos de humor e de gatinhos fofos, as plataformas também podem ser aliadas dos estudantes quando o assunto é colocar as disciplinas em dia.

No TikTok, a rede social do momento, muitos professores e produtores de conteúdo usam o poder instantâneo que o aplicativo tem para incentivar os estudos.

Por lá podem ser encontrados alguns professores brasileiros que até já ultrapassam 1 milhão de seguidores na plataforma. Os vídeos costumam ser criativos e, por serem de curta duração, vão direto ao ponto.

Há conteúdos que vão desde aulas de Física, de Gramática, curiosidades sobre Ciências até dicas para interpretação de texto e explicações das palavras mais faladas na semana ou no mês.

“Muito mais do que uma plataforma de danças e dublagens, o TikTok é uma plataforma de conexão humana. Os usuários estão ali dispostos também a aprender coisas novas. Se for de forma divertida, melhor ainda”, comenta William Souza, supervisor de Mídias Sociais do Educa Mais Brasil, empresa do ramo de educação que faz uso da ferramenta para dar dicas de assuntos educacionais para os seguidores.

Pioneira na oferta de bolsa de estudos, a marca contabiliza 3 milhões de curtidores no Facebook e 700 mil seguidores no Instagram e aprendeu rápido com objetivo de modernizar as mensagens e reciclar a forma de comunicação com seu público.

“Para nós, TikTok é inovação. Usamos o que a plataforma tem de melhor – o bom humor – para levar conteúdos e oportunidades para quem precisa de apoio para estudar. Através do TikTok, o Educa está chegando mais próximo das pessoas. O engajamento tem sido maravilhoso”, comemora Amanda Galindo, gerente de Marketing do Educa Mais Brasil.

E se você está na fase de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições já foram abertas e vão até o dia 14 de julho, e até mesmo para outros vestibulares, os vídeos do TikTok podem ser uma ajuda valiosa. Pensando nisso, separamos alguns dos principais perfis da rede social para você aprender e ajudar a reforçar os conteúdos:

1 – Dicas para a redação do Enem

Se você tem dificuldade em organizar as ideias na hora de escrever uma redação, o perfil Redação Online pode te ajudar. Com dicas valiosas e mais de 262 mil seguidores, o perfil dá orientações diretas e fáceis de memorizar e aplicar na hora da avaliação.

2 – Para aprender Matemática

A matemática é uma matéria muito temida pelos estudantes em geral, porém não é um bicho de sete cabeças. O professor Sandro Curió ensina macetes, fórmulas e faz um apanhando de todos os assuntos que podem cair no Enem no seu perfil no aplicativo. Com mais de 1 milhão de seguidores, o conteúdo disponibilizado pode ajudar no desempenho no momento da prova.

3 – Aprenda Ciências no TikTok

Quando o assunto é Ciências, o perfil Microscópio & Ciências pode contribuir bastante para seus estudos. Com o auxílio de um microscópio, objetos, alimentos e outros itens são apresentados no perfil que já soma mais de 500 mil seguidores. Lá também estão disponíveis vídeos que apresentam informações técnicas de Química e Biologia do item analisado.

4 – Dicas gerais para o Enem

No TikTok tem também rotina de estudos. Ana Flavia Riberto faz um diário do seu dia a dia de preparação para a prova do Enem. Ela sempre compartilha dicas importantes que aprendeu em alguma aula com os seus professores. Acompanhado por mais de 150 mil pessoas, o perfil da estudante é uma ótima opção de conteúdo para reforçar assuntos específicos e fazer uma breve revisão.

5 – Acompanhe curiosidades históricas

No perfil da Debora Aladim é possível encontrar assuntos históricos variados que vão desde a Roma Antiga até a cultura pop, que pode facilmente cair nos processos seletivos. Com cerca de 1.5 milhões de seguidores, a jovem compartilha conteúdos que unem conhecimento e entretenimento e podem colaborar com o aprendizado.


Estude para o Enem com o Educa Mais Brasil

Além dos perfis no Tiktok, existem plataformas que compartilham conteúdos gratuitos que podem te ajudar na rotina de estudos para o Enem. Uma delas é o Guia Enem, que reúne os principais assuntos cobrados na avaliação de forma resumida.

O Guia pode ser usado como material de apoio por estudantes do Ensino Fundamental e Médio – como também o público geral – para pesquisas, revisão de conteúdos e resumos. Outro material do Educa é o Me Explica, uma série de vídeos especialmente produzidos para o YouTube com dicas de professores de diversas matérias. Ficou motivado par estudar? Corre para as redes sociais! 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário