20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
23/10/2015 16:08
Atualizado
12/12/2018 10:14

Junta Interventora reabre UTI adulto do Hospital Maternidade Almeida Castro

Unidade será fundamental para Mossoró voltar a fazer cirurgias ortoédicas de alta complexidade via SUS; inauguração está previsto para acontecer às 15 de terça-feira, 27
Cezar Alves

A Junta Interventora na Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró (APAMIM) colocará em funcionamento terça-feira, 27, a Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI), com 9 leitos, no Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró.

Este é mais um passo no processo de reestruturação financeira e de reestabelecimento dos serviços na principal unidade materno infantil que atende não só Mossoró, mas também partos de baixo, médio e alto risco de toda região Oeste do Rio Grande do Norte.

O trabalho de reestruturação do Hospital Maternidade Almeida Castro está sendo feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador de enfermagem Benedito Viana disse que inicialmente a UTI adulto está funcionando com 5 leitos regulados pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde da secretaria Municipal de Saúde. Em seguida serão abertos outros 4 leitos.

Para a coordenadora da intervenção, Larizza Queiroz, este é mais um passo no difícil processo de reestruturação física e funcional do Hospital Maternidade Almeida Castro, gerido pela APAMIM, foi encontrada totalmente destroçada (fechado) em agosto de 2014.

 “Os mais de 300 servidores estavam com 3 meses de salários atrasados e haviam, através do sindicato, solicitado rescisão indireta na Justiça do Trabalho. Hoje estão com seus salários em dia. E todos os serviços maternos infantis estavam parados”, lembra Larizza Queiroz.

Neste ano de intervenção na APAMIM, já foi possível reabrir mais de 130 leitos no Hospital Maternidade Almeida Castro, que chegou a fechar as portas no dia 8 de agosto de 2014, devido a atraso de pagamento dos servidores, falta de material e estrutura física no prédio.

Devido a este fechamento, o serviço de obstetrícia ficou caótico. Na época, em Audiência Pública na Câmara Municipal, o médico Manoel Nobre, do Conselho Regional de Medicina, denunciou morte de três bebês nas barrigas das mães por não ter onde nascer.

No primeiro momento de intervenção, em outubro de 2014, foram abertos 30 leitos de obstetrícia. Depois este número de leitos chegou a 69, com Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (7 leitos), Unidade de Terapia Intensiva Intermediária Neonatal (6 leitos) e Unidade de Terapia Intensiva Intermediária Canguru (18 leitos). Hoje já são mais de 130 leitos.

O restabelecimento total do Centro Cirúrgico, com 4 salas, sendo que uma exclusiva para cirurgias ortopédicas, seis leitos de enfermaria pós cirurgia e 34 leitos de clínica cirúrgica. Nesta unidade, só no período de maio a outubro, foram realizadas mais de 600 cirurgias eletivas, todas agendadas através da Central de Regulação do SUS em Mossoró.

Com a abertura da UTI adulto esta semana e a inauguração na próxima terça-feira, 27, a coordenadora da intervenção, Larizza Queiroz, destacou que será possível, finalmente, se fazer cirurgias ortopédicas de alta complexidade em Mossoró. Outro fator importante com o funcionamento do Centro Cirúrgico é desafogar o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Serviços novos e restabelecidos

Unidade de Acolhimento

Centro Obstétrico

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI neonatal) com 7 leitos;

Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) com 6 leitos;

Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) com 18 leitos;

Alojamento conjunto com 34 leitos

Centro Cirúrgico com 4 salas e 6 enfermarias pós cirurgia

Clínica Cirúrgica com 34 leitos

Laboratório com 9 mil análises/mês.

Raio X e Ultrassom com 500 procedimentos/mês

Refeitório/nutrição com 16.500 refeições/mês

Obs: Já são mais de 130 leitos abertos, entre novos e restabelecidos.

 INAUGURAÇÃO


A solenidade de abertura dos serviços de UTI adulto no Hospital Maternidade Almeida Castro está prevista para acontecer às 15h da próxima terça-feira, 27, com as possíveis presenças dos interventores, servidores da APAMIM, do prefeito municipal Francisco José Junior, da secretária Municipal de Saúde Leodise Cruz, vereadores e demais autoridades do município.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário