24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
SAÚDE
Da redação
24/10/2015 07:25
Atualizado
13/12/2018 10:15

Secretário de Saúde solicita licitação para concluir reforma e ampliação do HRTM

Obras estão paradas dede 2012, quando a então governadora Rosalba Ciarlini não concluiu a ampliação em 10 leitos da UTI e nem os 36 leitos de clínica média
Cezar Alves

O secretário estadual Ricardo Lagreca de Sales Cabral enviou ofício ao colega secretário Jader Torres, da Infraestrutura, para abrir a licitação pública para concluir a reforma e ampliação do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró/RN.

As obras começaram em 2012 em regime emergencial (a então governadora Rosalba Ciarlini havia decretado estado de calamidade na saúde do Rio Grande do Norte), com a proposta de concluir em 6 meses. Seria financiada com recursos do Governo Federal.

Entretanto, as obras não foram concluídas no prazo e os recursos do restante da obra retornaram para a União. Segundo o atual diretor do HRTM, Jarbas Mariano, para o atual governo concluir a obra 3 anos depois de paradas era preciso recomeçar tudo de novo.

E foi o que foi feito. O Tribunal de Contas do Estado vistoriou o que havia sido feito durante os seis meses em 2012 e encerrou as contas da gestão Rosalba Ciarlini. O atual secretário, Jader Torres, esteve com engenheiros na unidade e fez um levantamento do que precisava fazer.

Este levantamento foi feito no primeiro semestre de 2015. Ficou aguardando ser concluído a parte burocrática realizada pelo TCE, o que foi concluído há poucas semanas. Com o novo cenário, o secretário de saúde solicitou a infraestrutura para abrir a licitação para fazer a obra.

O processo de licitação, correndo tudo normal, deve ser concluído nos próximos 45 dias. Se houve protesto de alguma empresa, pode chegar a 90 dias. Existe uma emenda de R$ 1,9 assegurada no Orçamento Geral do Estado para fazer a obra.

A obra prevê duplicação da UTI adulto de 10 para 20 leitos, instalação de uma UTI pediátrica e ampliação das clínicas em 36 leitos. Atualmente o hospital está no limite de vagas tanto nas clínicas quanto nos repousos masculinos e feminino. Situação mais crítica e quanto a leito de UTI, por só existir 10, sendo insuficiente para atender a demanda da região.

Ambulância

Esta semana a direção do HRTM colocou em atividade uma ambulância nova enviada pelo Governo do Estado, para transportar pacientes com grau de enfermidade de médio risco dentro de Mossoro ou até mesmo para Natal, liberando assim as ambulâncias o SAMU deste serviço.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário