18 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:09
SAÚDE
Da redação / Com informações da Reuters
27/10/2015 06:56
Atualizado
13/12/2018 09:30

Hospital do Iêmen é destruído por ataque liderado por sauditas, diz ONG

Organização Médicos Sem Fronteiras dirige a instalação que foi atingida por vários ataques aéreos na noite passada, quando havia pacientes e funcionários no local. É a 2ª vez neste mês que uma instalação do grupo é atingida.
Reuters

Um hospital iemenita dirigido pelo grupo de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi atingido por um ataque aéreo liderado pela Arábia Saudita, disse o grupo nesta terça-feira (27), no mais recente atentado contra um alvo civil em sete meses de campanha de bombardeios no Iêmen.

"A instalação de MSF em Saada, no Iêmen, foi atingida por vários ataques aéreos na noite passada, quando havia pacientes e funcionários no local”, disse o grupo em um tuíte nesta terça-feira.

Segundo a agência de notícias estatal iemenita Saba, administrada pelos houthis, grupo aliado do Irã que vem sendo alvo dos ataques da coalizão, o diretor do Hospital Heedan informou que várias pessoas ficaram feridas no bombardeio.

"Os ataques aéreos causaram a destruição de todo o hospital, com tudo o que estava lá dentro, equipamentos e suprimentos médicos, e ferimentos moderados em várias pessoas", disse o dr. Ali Mughli.

Saba afirmou que outros bombardeios atingiram uma escola para meninas nas proximidades e danificaram várias casas de civis.

Não foi possível confirmar imediatamente a informação, e um porta-voz da coalizão não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

A Arábia Saudita e outros países árabes do Golfo Pérsico intervieram na guerra civil no Iêmen no final de março para reconduzir ao poder o governo iemenita, apoiado pela Arábia Saudita, mas após sete meses de bombardeios os houthis ainda controlam a capital, Sanaa.

Grupos de defesa dos direitos humanos têm manifestado preocupação com o crescente número de mortes causadas ​​pelo bombardeio e combates terrestres nesse país pobre.

Mais de 5.600 pessoas morreram no conflito e o enviado pela Organização das Nações Unidas para buscar uma saída pela diplomacia ainda não conseguiu uma solução política ou a desaceleração do ritmo dos combates.

É a segunda vez este mês que uma instalação do MSF é atingida em uma zona de guerra. Seu hospital na cidade afegã de Kunduz foi bombardeada pelas forças dos Estados Unidos em 3 de outubro, o que resultou na morte de cerca de 30 pessoas.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário