19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
MOSSORÓ
Por Valéria Lima
29/10/2015 12:20
Atualizado
12/12/2018 10:48

Estudantes de Mossoró participam de Ciência Jovem com telha que ameniza calor

Os estudantes Leonardo Martins e Lucas Santiago, da Escola Maria Stella Pinheiro Costa, do bairro Liberdade I, estão concorrendo na categoria Desenvolvimento Tecnológico. Votação pode ser feita pela internet.
Cedida/Leonardo Martins

Os estudantes mossoroenses Leonardo Martins e Lucas Santiago, de 17 e 16 anos, respectivamente, tiveram uma ideia que realiza o sonho de qualquer mossoroense: Diminuir o calor! (Ou pelo menos, reduzir, nem que seja, um pouquinho a temperatura).

Sem muita pretensão, a dupla iniciou um projeto que consiste na diminuição da temperatura dentro dos ambientes, utilizando uma telha diferente. O projeto existe há pouco mais de seis meses, e foi feito para a Feira de Ciências da Escola Maia Stella Pinheiro Costa, do bairro Liberdade I, zona leste de Mossoró.

“Sim, nós fizemos esse projeto para a feira de ciências da escola, e de lá, conseguimos ir para a Feira de Ciências da Dired, e depois para a da Ufersa”, explica Leonardo.

Com o projeto em desenvolvimento, Leonardo e Lucas logo pensaram que o trabalho podia ir ainda mais longe. A dupla, que já participou da Feira de Ciências do Semiárido, na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), que ocorreu no início deste mês, participa agora da Feira "Ciência Jovem", projeto do Espaço Ciência, do Governo do Pernambuco.

No evento, os estudantes estão concorrendo a credenciais para participarem das feiras de São Paulo, a Febrace, do Rio Grande do Sul, a Mostratec, e de feiras interacionais.  

O projeto “Telhado Branco: Diminuição do Efeito Estuda”, compete com 52 outros projetos de todo o Brasil na categoria Desenvolvimento Tecnológico, e a votação é popular, sendo feita através de um questionário na internet. Você pode votar no projeto dos meninos AQUI

De acordo com o estudante, “nós pegamos aquele tipo de telha convencional que usamos em nossas casas e fizemos alguns testes, e descobrimos que se utilizando a tinta branca para pintar, ela terá um alto poder de reflexão, e como a cor branca é fria, ela não absorve tanto calor como a outras”.

“Nós também buscamos fazer um processo de barateamento, e esse projeto em uma casa simples, padrão Caixa, só se gastaria R$600, toda produzida. Nós falamos até com um engenheiro de Pernambuco, e ele ficou de levar a pauta para reunião, para fabricarem essa telha, pra sair da fábrica pronta”, explica o jovem, que afirma que este tipo de telha chega a reduzir cerca de 2º C (graus Celsius) da temperatura de dentro de um ambiente”.

Ou seja, se dentro de uma casa, conformo o tamanho testado, a temperatura, com a telha normal, for 40º C, com a nossa telha, pode diminuir para 38º.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário