22 MAI 2022 | ATUALIZADO 08:21
EDUCAÇÃO
04/01/2022 17:23
Atualizado
04/01/2022 17:25

Enem 2021: reaplicação das provas começa no próximo domingo, dia 09

A+   A-  
Essa leva será aplicada para inscritos que tiveram doença infectocontagiosa no dia do exame; problemas logísticos descritos no edital; para os isentos na edição passada que não compareceram por medo da Covid-19; e candidatos que cumprem medida socioeducativa. Para saber se tem direito à reaplicação, o candidato deve acessar a Página do Participante e conferir se o cartão de confirmação está disponível.
Imagem 1 -
FOTO: REPRODUÇÃO

Nos próximos domingos, 9 e 16 de janeiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será reaplicado para os candidatos que não fizeram a prova na data regular, em novembro do ano passado.

Essa leva será aplicada para inscritos que tiveram doença infectocontagiosa no dia do exame; problemas logísticos descritos no edital; para os isentos na edição passada que não compareceram por medo da Covid-19; e candidatos que cumprem medida socioeducativa.

Para saber se tem direito à reaplicação, o candidato deve acessar a Página do Participante e conferir se o cartão de confirmação está disponível. Basta entrar com o login único da plataforma gov.br.

Também na Página do Participante é possível acessar o Cartão de Confirmação que contém data, local e horário de reaplicação do Enem; número de inscrição; opção de língua estrangeira selecionada; e dados de atendimento especializado e nome social. O documento foi liberado pelo Inep na semana passada.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sistema Unificado de Seleção ( Sisu ), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos ( Prouni ).

Nos dias de provas do Enem os participantes devem responder um total de 180 questões de quatro áreas de conhecimento e uma redação que deve ser desenvolvida no gênero textual dissertativo-argumentativo.

Certificadores do Enem

O Inep também abriu novas vagas para colaboradores que participam da Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem. As vagas serão disponibilizadas conforme a necessidade do Instituto, considerando os municípios cujas provas irão ocorrer.

De acordo com o Inep, os colaboradores deverão acessar o Sistema RNC, com login e senha, para verificar se há demanda disponível. Os convocados fazem parte do grupo aprovado na capacitação realizada pelo Inep, em novembro. Entre as atribuições está certificar in loco a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário