23 JAN 2022 | ATUALIZADO 23:18
ESTADO
13/01/2022 09:43
Atualizado
13/01/2022 09:43

Caern reforça importância de não realizar ligações de água de chuva para a rede de esgoto

A+   A-  
De acordo com a Companhia, as ligações clandestinas são responsáveis pela maioria dos chamados para comparecimento da equipe de esgoto nas ruas. No período de chuvas, as solicitações à Caern aumentam em 20%. Outro problema comum são fraldas, absorventes ou preservativos jogados nos vasos sanitários, óleo ou não fazer a limpeza de ralos.
Imagem 1 -
FOTO: CEDIDA

Com a chegada das chuvas, a Caern faz um alerta. É importante que a população não realize ligação de água de chuva de imóveis para a rede de esgoto.

As ligações clandestinas são responsáveis pela maioria dos chamados para comparecimento da equipe de esgoto nas ruas. No período de chuvas, as solicitações à Caern aumentam em 20%.

Segundo o chefe da Unidade de Manutenção e Operação de Esgoto de Mossoró, Alysson Dionizio, as ocorrências de transbordamento de esgoto, em sua maioria, podem ser evitadas com a ajuda da população.

“Por desconhecimento, as pessoas canalizam água de chuva para a rede de esgoto, a nossa rede de esgotamento sanitário não foi projetada para atender essa demanda”, alerta Alysson.

Outro problema comum são fraldas, absorventes ou preservativos jogados nos vasos sanitários, óleo ou não fazer a limpeza de ralos. É importante também a limpeza periódica da caixa de gordura.

Essa semana, a Caern recebeu um chamado no Belo Horizonte de água escorrendo na via. E ao fazer a manutenção na rua, encontrou muito lixo dentro da rede de esgoto, o que fez o serviço se estender por dois dias.

Objetos encontrados em diversas áreas da cidade, como estopas, penas de galinha, sacolas plásticas, restos de roupas, fios de cabelos, fio dental e papel higiênico, impedem a passagem dos líquidos e gera vazamentos também.

Por isso, o acondicionamento correto dos resíduos sólidos é essencial. Jamais descartar lixo em vasos sanitários e pias.

SEPARADOR ABSOLUTO

No Brasil, o sistema de esgoto é chamado de separador absoluto. Porque adota o sistema de separar a coleta e transporte de esgoto de águas das chuvas.

São duas redes diferentes. A rede de drenagem coleta água de chuva, tem maior porte e são de responsabilidade das prefeituras municipais.

O chefe da Unidade de Manutenção de Esgoto lembra ainda que existe uma diferença entre o transbordamento da rede de esgoto e a rede de drenagem que não atende a contento determinada área da cidade.

“Os transbordamentos de esgoto, em sua maioria, não impedem a passagem de carros. Tivemos recentemente uma situação na avenida João da Escóssia com muita água acumulada. Mas àquele sistema é de drenagem e de responsabilidade do município”, explica o chefe da Manutenção de Esgoto.

As redes para coleta e transporte de esgoto é feita em tubulações, que tem em média, 150 milímetros de diâmetro.

Nenhuma das redes é projetada para receber sólidos como os jogados nas ruas. O esgotamento sanitário é de reponsabilidade das Companhias de Saneamento, no Rio Grande do Norte a manutenção e operação é feita pela Caern.

PERIGO

As tampas dos chamados Poços de Visita, utilizados pela Caern, para fazer manutenção, jamais devem ser abertas. Algumas pessoas acham que, se durante a chuva, abrir a tampa de “bueiros” fará escoar a água.

A recomendação é que a população não se aproxime dos bueiros, nem faça nenhuma intervenção. Para contactar a Caern utilize os canais de atendimento ao público pelo 115, no site www.caern.com.br, aplicativo Caern Mobile e pelo WhatsApp 98118-8400.


Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário