BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 1° DE FEVEREIRO DE 2022 - Nº 3276
Responsável pelos pagamentos de programas de transferência de renda do governo de Jair Bolsonaro (PL), como o Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal vai priorizar estados do Nordeste – governados por partidos de esquerda – na ampliação de sua rede de atendimento com a abertura de novas unidades. A instituição financeira prevê o lançamento, neste ano eleitoral, de 84 agências na região: 70 de varejo e 14 de agronegócios. A região Norte terá 61 novas unidades; Sudeste, 52; Centro-Oeste, 40; e Sul, 31.
O Maranhão, comandado pelo comunista Flávio Dino, terá 27 novas unidades. Governado pelo petista Camilo Santana, o Ceará terá 18 novas agências da Caixa; seguido por Pernambuco (13), estado governado pelo PSB, partido que faz oposição a Bolsonaro.
À Coluna, a Caixa informa que “este processo está baseado em avaliação técnica, que considera a viabilidade financeira, por meio dos planos de negócios das unidades, e a função social do banco”. E complementa, ecoando o discurso do Planalto: “A Caixa passará a prestar atendimento em microrregiões ‘historicamente desassistidas’ do país”.
Os expoentes do segundo maior colégio eleitoral do País se movimentam em Minas Gerais. O senador Carlos Viana, recém-filiado ao MDB, é cotado para disputar o governo e ser o palanque de Jair Bolsonaro (PL). O presidente não confia em Romeu Zema (Novo), aliado que quer o capital bolsonarista, mas não o chefe da nação ao seu lado nas ruas.
O MDB já sofre um racha. O ex-senador Hélio Costa reapareceu e lançou sua candidatura à Casa Alta. E o ex-prefeito de BH Marcio de Lacerda (PSB) ganhou um afago de Ciro Gomes, de quem foi coordenador de campanha em 2002: convite para se filiar ao PDT e ser lançado ao Palácio. É fogo nas montanhas.
O ex-deputado Roberto Jefferson, que por ordem do STF segue em prisão domiciliar, foi surpreendido por áudios e textos de um grupo secreto contra ele, chefiado pela presidente interina do PTB, Graciela Nienov.
Em carta para seu advogado, Roberto Jefferson fala sobre a decepção com Nienov: “Fiz dela minha continuação, mas ela se transformou numa ruptura. Da Cristiane eu poderia esperar essas atitudes, mas da Graciela que eu gostava como filha, nunca”. O PTB ainda não se manifestou, oficialmente, sobre os áudios e a reação de Jefferson.
Não passou de falácia oposicionista a denúncia do deputado federal Luiz Miranda (DEM-DF) contra o presidente Bolsonaro sobre o caso Covaxin. Até aliados dizem entre portas que Miranda agiu por vendeta pela exoneração de seu irmão do departamento de importações do Ministério da Saúde.
Agora, Miranda deve redobrar a atenção política. Ele está denunciado no Conselho de Ética da Câmara por suposta difamação, com relator e maioria bolsonarista no colegiado.
Um dos cotados para a vaga de vice na eventual chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, trata com diplomacia emissários de partidos do Centrão que querem filiá-lo. O general tem negado os convites, por ora, mas deixa as portas abertas para conversas futuras.
Foragido há quatro meses e na fila para ingressar na lista vermelha de procurados da Interpol, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos confirmou participação no “1° Congresso de Direita da Transamazônica e Xingu”, que será realizado em 12 de março, em Altamira, no Pará.
Cerca de 35% das transações de pagamento presenciais realizadas com credenciais Visa na América Latina e no Caribe em dezembro de 2021 foram por aproximação: um aumento de quase duas vezes no uso dessa modalidade em toda a região se comparado com o mesmo período de 2020.
# 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola acontece entre dias 16 e 18 de fevereiro, no Complexo Brasil 21, em Brasília. # Renan Valença lança "O Livro de Ouro da Juventude". # Pravaler captou R$ 195 milhões em FIDCs para financiar cursos de graduação no Brasil. # CASA&VIDEO lança 1º programa de trainee para trans e travestis. # Nacional Sol abre nova unidade em Paulínia (SP).