27 SET 2024 | ATUALIZADO 09:28
SAÚDE
Da redação
09/11/2015 17:31
Atualizado
13/12/2018 05:14

Almeida Castro recebe condecoração do MS por reestruturação de serviço

Junta Interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro recebeu certificado nesta segunda (09) do Ministério da Saúde em Natal. Sala de Apoio à Amamentação é destaque.
Cedida

A Junta de Intervenção do Hospital Maternidade Almeida Castro, sob a cordenação de Larizza Queiroz, recebeu nesta segunda-feira (09) condecoração do Ministério da Saúde, pelo trabalho de reestruturação da unidade hospitalar, e implantação da Sala de Apoio à Amamentação Mulher Trabalhadora. Desde outubro de 2014, o Hospital está sob intervenção da Justiça Federal. O trabalho vem sendo desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde.

A Sala de Apoio é o espaço destinado às mulheres que retornam da licença maternidade e onde elas podem, durante o horário de trabalho, com privacidade e segurança, retirar o leite, armazená-lo em local adequado e depois levá-lo para casa ou doá-lo.

Antes da intervenção, o hospital contava com uma sala de aleitamento, mas não com a mesma dimensão e característica do espaço certificado pelo Ministério da Saúde.

O espaço foi feito dentro de um conjunto de serviços oferecidos pelo Hospital Maternidade Almeida Castro, como é o caso, UTI Neo (7 leitos), UTI Intermediário (6 leitos) Unidade Canguru (18 leitos). Dessa forma, as mães que estão com o bebê na UTI Neo, sem poder amamentar, podem fazer a doação de leite para outros que necessitem do alimento.

Para a direção da junta interventora, o reconhecimento mostra que o processo de reestruturação pelo qual o Hospital vem passando atende rigorosamente as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“As mães trabalhadoras agora contam com um espaço voltado para elas, onde podem fazer o desmame, levar o leite para casa, ou até mesmo doar para outras mães. Esse leite humano antes era desperdiçado”, destaca o coordenador de enfermagem da junta interventora, Benedito Viana.

Além da implantação da Sala de Apoio à Amamentação, o Hospital Maternidade Almeida Castro inaugurou recentemente mais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltada somente para adultos.

Com a ampliação, a unidade passou a disponibilizar para a população 129 leitos no total. Todo o trabalho de reestruturação vem sendo apoiado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Saúde. O Poder Executivo local investe na maternidade aproximadamente R$ 700 mil por mês.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário