Os proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 cadastrados no estado do Rio Grande do Norte devem quitar a taxa anual de licenciamento veicular nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), respectivamente.
A informação foi divulgada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) que aponta para 293.926 automóveis com placas enquadradas nessa faixa de licenciamento.
A taxa de licenciamento veicular do Rio Grande do Norte é de R$ 90,00 independente do ano ou modelo do automóvel e se configura a mais baixa do país, estando sem sofrer qualquer tipo de reajuste desde o ano de 2019.
O Licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente.
É exigido que o condutor tenha sempre esse documento em mãos quando dirige veículo automotor e que deve ser apresentado nas blitzen de fiscalização veicular.
Atualmente, a frota de veículos do estado é de 1.451.974 automóveis, sendo que 20,25% desse total circulam com placas com finais 7 e 8. Somente em Natal são 88.249 mil veículos na condição de quitar a taxa de licenciamento nesta semana.
O licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores angariados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão e nas ações de trânsito empreendidas pela Instituição no estado.
BOLETO DIGITAL – SITE
No site do Detran o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br.
Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – boletos, infrações, débitos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.
Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha.
É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.
BOLETO DIGITAL – PÁGFÁCIL
Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo. O calendário de pagamento da taxa de licenciamento tem seu término programado para o mês de junho, no caso dos carros com placas finais 9 e 0.