20 SET 2024 | ATUALIZADO 12:16
MOSSORÓ
Por Josemário Alves
13/11/2015 10:02
Atualizado
12/12/2018 12:03

Escola trabalha reaproveitamento do lixo para produção de brinquedos em Mossoró

Trabalho é desenvolvido pelas próprias crianças, que tem entre 2 e 5 anos. A Unidade Escolar Infantil fica localizado no bairro Planalto 13 de Maio, região carente da cidade.
Josemário Alves

Materiais considerados inúteis e que, costumeiramente, seriam jogados no lixo, ganham um novo destino e se transforma em brinquedos em uma escola infantil da cidade de Mossoró. O trabalho é desenvolvido na Unidade Escolar Elineide Carvalho Cunha, no bairro Planalto 13 de Maio, e auxiliam no desempenho escolar de crianças de até 5 anos.

Segundo a diretora da Unidade, Janaina Araújo, todo o trabalho de reciclagem e produção dos brinquedos são feitos pelas crianças, sob a supervisão da equipe pedagógica.

Denominado de Reciclando para Brincar, o projeto foi desenvolvido durante dois meses. O objetivo foi estimular as crianças a preservar o meio ambiente, a partir da criatividade. “Por causa desse projeto, as crianças veem o lixo, não como um produto final, mas como um recomeço”, descreveu a coordenadora pedagógica, Maria da Luz.

Nesta sexta-feira (13), foi realizado uma Mostra Científica na própria escola, expondo os resultados do projeto. Se destacou, por exemplo, a produção de uma horta orgânica e de brinquedos com papeis, papelão e plásticos.

Para a auxiliar de cozinha, Karina Evangelista, a atividade escolar está tendo efeitos positivos na vida de sua filha Jéssica, de 5 anos. “Ela todos os dias chega em casa e diz as coisas bem direitinho. Tô reaprendendo com ela”, destacou.

Já para o forneiro Rafael Valentim, pai da Rebeca de 6 anos, o projeto da escola tem surtido efeito no orçamento da família. “As vezes eu comprava uma boneca nova pra ela, mas quando chegava em casa, ela preferia a boneca que ela fez com produtos recicláveis. Agora, a gente economiza em brinquedos e pode investir mais na educação dela ou, até, em alguma outra coisa dentro de casa”, explanou.

(Foto: Josemário Alves)

O “Reciclando para Brincar” é um projeto pioneiro no município. De acordo com Janaína Araújo, “a escola já realizou três Mostras Científicas, mas da forma com que está sendo este ano, é a primeira vez”.

A Unidade Escolar Infantil Elineide Carvalho Cunha possui, atualmente, cerca de 141 crianças matriculadas. Devido aos projetos realizados anualmente, a escola já foi premiada duas vezes pela Prefeitura do Município.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário