28 SET 2024 | ATUALIZADO 18:25
SAÚDE
Da redação
18/11/2015 15:01
Atualizado
13/12/2018 02:04

RN tem 73 casos confirmados de Zica Vírus em 2015, informa Sesap

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o RN registrou 6.261 notificações do zica vírus, que estaria causando a microcefalia. Estado tem 47 casos confirmados da doença.
Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta quarta-feira (18) os dados mais recentes do Zika vírus e da dengue no Rio Grande do Norte.

Desde o início do ano até o momento foram confirmados 73 casos de Zika vírus no estado, dos 6.261 notificados. Já com relação à dengue, do início do ano até o dia 7 de novembro de 2015 (semana epidemiológica 44), foram confirmados 5.528 casos dos 26.577 suspeitos.

Os municípios com maior número de casos de Zika vírus foram: Natal (22), Parnamirim (14) e Guamaré (10). Segundo o Ministério da Saúde, o Zika vírus é a ‘principal hipótese’ para o aumento de microcefalia no Nordeste. No Rio Grande do Norte, já foram registrados 47 casos dessa malformação congênita.

Quanto à dengue, o último boletim epidemiológico mostra que em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 116,33% no número de casos notificados. Entretanto, o Programa Estadual de Controle da Dengue verificou uma expressiva diminuição no número de notificações de dengue, iniciando a queda a partir da semana epidemiológica 14, indicando que o estado permanece livre da epidemia.

Atualmente, 95 municípios do RN apresentam alta incidência da dengue, 30 estão com incidência média, 30 com baixa e 12 com incidência silenciosa, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue, o que aponta uma necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde.

 

Microcefalia é um dos temas do encontro de secretários de Saúde do NE

O secretário de Saúde do RN, médico Ricardo Lagreca, irá fazer um relato sobre os casos de microcefalia registrados no Estado, durante o Encontro dos secretários estaduais de Saúde do Nordeste.

O evento será realizado nesta sexta-feira (20), em Salvador (BA), no Centro Administrativo e contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Lagreca vai munido de informações técnicas e relatos da equipe de Vigilância Epidemiológica, que continua monitorando as ocorrências de microcefalia no Estado.

A Sesap já contabiliza, até o momento, 47 casos, número considerado elevado, uma vez que a média anual era de dois a três casos.

 

RN já registrou 4 óbitos de bebês nos últimos 45 dias

O Rio Grande do Norte já contabiliza em menos de dois meses quatro óbitos de bebês sendo um com multi-deformações congênitas (várias anomalias) e três com microcefalia. Os óbitos foram registrados de outubro pra cá, sendo o último nesta quarta-feira (18).

A informação foi passada ao secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, no início da noite de hoje pela responsável pelo Serviço de Verificação de Óbitos da Sesap, médica Ana Maria Ramos.

O Ministério da Saúde trabalha como principal hipótese para o aumento de microcefalia no Nordeste o Zika vírus.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário