O comandante da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, confirmou nesta terça-feira (27), que cerca de 6,3 mil militares vão atuar nas eleições 2022 em todo estado.
A novidade este ano, é o apoio dos bombeiros militares do estado que participarão pela primeira vez da operação de segurança nas eleições.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) não solicitou uso de forças federais na segurança do pleito deste ano.
De acordo com o coronel Alarico, os policias militares e bombeiros irão atuar na escolta das urnas para os locais de votação e na segurança desses locais até a noite do domingo (2). A execução do plano de segurança das eleições começará na sexta-feira (30).
“Esses militares em serviço extra são aqueles que estariam de folga, mas foram convocados para se somar ao efetivo do dia", disse.
Segundo o comandante, o principal objetivo é garantir a segurança dos 1.496 locais de votação. Os militares em serviço extra receberão diárias operacionais e auxílio alimentação.
Além das forças estaduais e do bombeiro militares, guardas municipais deverão atuar de forma integrada na segurança do pleito.