20 SET 2024 | ATUALIZADO 08:12
MOSSORÓ
Por Valéria Lima
20/11/2015 09:19
Atualizado
12/12/2018 12:41

Estamos tomando as medidas necessárias, diz secretária sobre microcefalia

A secretária de saúde, Leodise Cruz, falou sobre as ações desenvolvidas pelo município para coibir a doença.
Cézar Alves

Após o repentino surgimento de casos de microcefalia no Nordeste, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência para investigar o que estaria causando o surto. Até então, a hipótese é que a doença esteja sendo transmitida através do zica vírus, também através do mosquito aedes.

Em Mossoró, foram registrados oito casos da doença – que leva a uma malformação congênita nos bebês recém-nascidos. No RN, fora confirmados 47 casos este ano.

Em entrevista ao Jornal Mossoró Hoje, nesta sexta-feira (20) pela Rádio Difusora de Mossoró, a secretária municipal de saúde, Leodise Cruz, explicou os sintomas da doença, as ações que estão sendo desenvolvidas pelo município, e precauções para evitar a contaminação.

Segundo a secretária, o município vem intensificando ações de prevenção tanto para o Zica vírus quanto para a dengue e chikungunya – todos causados pelo mosquito aedes aegypti.

De acordo com Leodise, a principal prevenção é coibir o avanço do mosquito, e algumas medidas podem ser adotadas para evitar a doença, destacando que o município está verificando e notificado todos os possíveis casos da doença.

“A prevenção é coibir o avanço do mosquito, o Ministério da Saúde orientou as mulheres que não engravidem no momento, e se engravidem tomem precauções como uso de repelente, mosquiteiros”, informa a secretária.

Leodise explica que os Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do município, estão atentas para os sintomas que possam surgir nas gestantes.

A secretária esclarece que “é no primeiro trimestre da gravidez é que dá para perceber porque é o momento de formação do cérebro do bebê, o município está tomando todas as providências sob orientação do Ministério da Saúde”.

Leia mais:

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário