BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2022 - Nº 3507
O mundo convidado
O Ministério de Relações Exteriores enviou, na segunda-feira (5), telegrama às suas 138 representações diplomáticas pelo mundo, solicitando aos embaixadores o envio de convite aos presidentes destes países da posse do futuro presidente Lula da Silva (PT). Da América do Sul devem aparecer praticamente todos os chefes de Estado; além do presidente do México, da América do Norte, e há a possibilidade da vinda da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Devi Harris. Caso não venha, será o Secretário de Estado americano, Antony Blinken. A diplomação de Lula está agendada para dia 12 de dezembro, na próxima segunda-feira, e a posse no dia 1º de Janeiro.
Suíte-escritório
A suíte presidencial que Lula da Silva transformou em escritório no Meliá Hotel em Brasília tem dois amplos ambientes (salão e quarto), hidromassagem, cama super ming size, e até sauna. O presidente eleito tem direito a secretária cedida pelo hotel e um lounge na sala para fazer reuniões. Ele não sai do quarto, onde toma café da manhã e almoça e janta na sala, numa mesa para até seis convidados. O PT paga as diárias e Lula esnoba solenemente a gritaria dos oposicionistas na porta do hotel. Tem opção de sair de helicóptero do terraço, para o aeroporto de Brasília, para viajar a São Paulo.
Protegidos de Janja
Janja da Silva, a futura primeira-dama do Brasil, tem mandado muito nos grupos temáticos do Governo de Transição. Ela influenciou na escolha de funcionários e ex-colaboradores da Usina de Itaipu – onde trabalhou apadrinhada por Lula da Silva por anos – para integrarem comissão remunerada dos grupos de transição no CCBB.
Regulação vem aí
O GT das Comunicações no CCBB vai priorizar um projeto de regulação da internet, uma promessa antiga de Lula da Silva e sonho do PT, que vai se tomando forma agora que ele volta todo-poderoso. Polêmico, o projeto é defendido com entusiasmo pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Ele cita a influência das fake news nas eleições.
Mais 3 milhões
A economia do Brasil segue dando sinais de retomada forte no pós-pandemia da Covid-19. Crescem os pequenos negócios brasileiros em 2022. Um levantamento do Sebrae, até setembro, mostra que a soma da abertura de empreendimentos de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) chegou a cerca de 3 milhões de registros.
Fraude no e-commerce
Um dos setores alavancados pela pandemia de Covid-19 foi o e-commerce. Segundo a pesquisa Global Payments Report da Worldpay from FIS, as compras online ainda devem crescer 55,3% nos próximos três anos. No Brasil, a projeção esperada é de 18%. Mas nem tudo são flores, segundo levantamento da Signifyd: contas mais antigas, muitas vezes esquecidas por seus proprietários, são alvos de roubos de dados, logins e senhas. As fraudes provenientes de contas antigas aumentaram 200% ano a ano. Já em contas novas, cresceu apenas 28% ano a ano.
ESPLANADEIRA
# Renato Velloso lança sexta-feira (9) livro “Meu Nome é Enéas”, em SP. # Companhia Editora de Pernambuco lança hoje três livros na Livraria da Travessa de Brasília. # Aker Solutions conquista Selo Clima Paraná por melhores práticas ambientais, sociais e de governança. # VExpenses lança programa de parcerias para agências de viagens corporativas. # Brasilcap sorteia hoje R$ 25 milhões, maior prêmio da capitalização brasileira. # Atleta Daniele Hypólito comanda programa "Na Área", todas às terças, no YouTube. # CNseg promove hoje e amanhã evento no Rio de Janeiro para apresentar os resultados do setor de seguros e entrega do prêmio Antônio Carlos Almeida Braga.
Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)