16 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:32
SAÚDE
Da redação
27/11/2015 09:08
Atualizado
12/12/2018 23:23

MS envia especialistas ao RN para investigar casos de microcefalia

O Estado potiguar já chega a 60 casos da doença, que até se sabe é causado pelo Zica Vírus. Mossoró tem cerca de 8 casos.
Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) enviou a Natal uma equipe de epidemiologistas que irá acompanhar, durante uma semana, casos de microcefalia e malformação em recém-nascidos, objetivando acelerar as investigações dessas anomalias que já chegam a 60 no RN.

Os epidemiologistas fazem parte da equipe de Vigilância em Saúde, que desenvolve o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado Aos Serviços do SUS (EPISUS), onde se capacitam na área de epidemiologia de campo para potencializar a capacidade de resposta às emergências em saúde pública.

Na tarde desta quinta-feira (25), os epidemiologistas Eduardo Saad, Márcia Andrade e Francieli Fantinato já se reuniram com a equipe de Coordenação de Promoção à Saúde (CPS).

Em paralelo, os técnicos da Sesap dos programas de Saúde da Família e da Atenção Básica estão elaborando o roteiro das visitas que serão realizadas casa a casa, checando dados das mães, para que as investigações sejam iniciadas.

Participar do EPISUS dá condições aos profissionais de realizarem investigações de surtos ou epidemias, analisar bancos de dados em temas variados, como arboviroses, dengue, hepatites, doença de chagas, malária, entre outros, sendo capazes de responder às emergências epidemiológicas.

Eles também são capacitados a desenhar estudos e descrever perfis epidemiológicos; elaborar relatórios técnicos e boletins com base em análises epidemiológicas, desenvolver e aplicar protocolos de pesquisas operacionais capazes de responder a situações específicas.

“A Secretaria fez a solicitação e o Ministério nos atendeu. Teremos todos os casos de microcefalia e malformação investigados por esses profissionais da saúde, que vieram nos dar total apoio”, afirmou Cláudia Frederico, coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário