28 MAR 2024 | ATUALIZADO 08:17
SAÚDE
Da redação
28/11/2015 08:15
Atualizado
12/12/2018 23:22

SINTEST-RN denuncia tentativa de golpe contra paridade na Ufersa

Sindicato tomou conhecimento sobre uma consulta da Ufersa a Procuradoria com o intuito de derrubar decisão sobre voto paritário aprovado pelo CONSUNI.
Josemário Alves / Arquivo

Dois professores da Ufersa Caraúbas estão tentando derrubar na justiça resolução aprovado pelo CONSUNI sobre a implantação da paridade na consulta prévia para a eleição de reitor, vice-reitor e diretores de campus. A denúncia é do coordenador regional do SINTEST-RN, Francimar Honorato.

“Não vamos permitir um novo golpe na instituição, a exemplo, do que ocorreu em 1991, quando o Conselho Técnico Administrativo ignorou decisão aprovada pelos servidores e estudantes na escolha do diretor da ESAM, ocasionando sérios problemas à instituição”, informou.

Com a paridade, o voto dos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes passam a ter o mesmo peso, ou seja, 33,3%. Antes da paridade, o voto dos professores equivaleria a 70% e os outros 30%, divididos entre os servidores (15%) e os estudantes (15%).

Francimar adianta que a categoria, por meio do Sindicato, fará ampla mobilização contra esse indicativo de golpe. O primeiro ato de protesto está marcado para acontecer na próxima quinta-feira, 01 de dezembro, nas dependências da Ufersa Caraúbas.

“Tomamos conhecimento sobre uma consulta à Procuradoria Federal, com intuito de derrubar a paridade já aprovada pelo Conselho Superior da Universidade”, denunciou. A implantação do voto paritário na Ufersa foi aprovada pelo CONSUNI no último mês de fevereiro. “Não vamos de maneira nenhuma aceitar um novo golpe”, reforçou o sindicalista.

Francimar Honorato adiantou ainda que o SINTEST-RN pretende organizar uma grande mobilização junto aos servidores técnico-administrativos e os estudantes para que a decisão do CONSUNI seja respeitada nas eleições para reitor, vice-reitor e diretores dos campi.

Numa reunião histórica, no início deste ano, o CONSUNI aprovou por 9 x 4, o voto paritário para consulta prévia para as eleições na Ufersa, ficando definido o voto paritário a partir da próxima consulta prévia, prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2016.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário