Duas chuvas com mais de 100 mm e a possibilidade de ocorrer outras nos próximos dias na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte ampliou a chances de sangria da Barragem de Pau dos Ferros e também da Barragem de Santa Cruz, em Apodi.
Ao mesmo tempo aumentou a preocupação de quem mora às margens do Rio Apodi-Mossoró, dentro da área urbana, em especial nos bairros Barrocas e Alto da Conceição. Nestas regiões, quando Santa Cruz transborda, as casas alagam.
A moradora Luzia Amaral, das Barrocas, fez contato com o MH preocupada com o cenário de chuvas fortes na região do Alto Oeste, exatamente temendo que sua casa venha a alagar, num possível cheia do rio Apodi-Mossoró, em função da sangria da Barragem de Santa Cruz.
No Alto da Conceição, o MH conversou com Pedro Assunção. Ele disse que a casa dele não alaga, mas da irmã dele sim. “Pode entrar água na casa de minha irmã e a minha já não cabe mais ninguém. Será que a Prefeitura pode nos ajudar?”, pergunta.
Em contato com o MH, a Defesa Civil da Prefeitura de Mossoró, coordenada pelo sargento Gama, informa que está monitorando as regiões de risco, providenciando medidas para reduzir os impactos, numa possibilidade de cheia do Rio Apodi-Mossoró.
A Barragem de Pau dos Ferros está com 68% de sua capacidade total de armazenamento de 56 milhões de metros cúbicos de água. Os açudes acima deste reservatório, alguns de médio porte, como o Açude de Marcelino Vieira, estão praticamente todos cheios, abastecendo-o.
Quando este reservatório começar a sangrar, vai enviar um grande volume de água para a barragem de Santa Cruz, que já recebe água dos açudes de Riacho da Cruz e Encanto. Estes dois reservatórios estão com volumes enormes de sangria nestes dias.
A Barragem de Santa Cruz tem capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água e atualmente está com pouco mais de 53% de sua capacidade total de armazenamento. É um importante reservatório para abastecimento humano e também criação de tilápias em cativeiro e irrigação na região do Vale do Apodi.
Com as previsões de mais pancadas fortes de chuvas nos próximos dias, a expectativa é de sangria, garantindo água para aquela região e trazendo transtornos para quem mora nas margens do rio Apodi-Mossoró, em Mossoró-RN.