20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
MOSSORÓ
Da redação
05/12/2015 22:15
Atualizado
12/12/2018 14:31

Após inclusão no G20 do Semiárido, Mossoró também integra Zona Franca

Com 280 mil habitantes, o município de Mossoró já é destaque nacional na produção de sal, frutas e petróleo em terra, e polariza na região serviços bancários, educação e saúde e de vendas
Raul Pereira/Ascom

Mesmo em um período de crise nacional, Mossoró, com 280 mil habitantes, continua se destacando no cenário regional e nacional. É polo regional em serviços de saúde, educação, capacitação profissional, bancos, comércio. Se destaca nacionalmente na produção e processamento de sal marinho, na produção de melão e petróleo em terra firme.

Converge para o município de Mossoró média de 1 milhão de habitantes de várias regiões do Estado do Rio Grande do Norte. Abrangendo também moradores dos municípios do Vale do Jaguaribe e litoral do Estado do Ceará, assim como do Alto Sertão do Estado da Paraíba. É forte com turismo de eventos.

Além de integrar o G-20 do Semiárido, fórum permanente que reúne os 20 municípios com as melhores indicações econômicas da região Nordeste, a cidade recebeu a confirmação de que será polo de desenvolvimento da Zona Franca do Semiárido Nordestino.

A Zona Franca teve sua criação aprovada essa semana em comissão especial na Câmara dos Deputados e se configura como uma área de livre comércio de exportação e importação e com incentivos fiscais, com vigência de 30 anos.

Para o prefeito Francisco José Júnior, a confirmação de Mossoró como polo e extensão da Zona Franca reforça a importância da cidade em nível regional e nacional, a partir do momento que vai atrair indústrias devido as facilidades fazendárias geradas pela zona.

"Estamos superando desafios e consolidando Mossoró como indutor do desenvolvimento regional. O país vive uma de suas piores crises da história, o que tem afetado severamente os municípios, mas mesmo diante desse quadro desfavorável, nossa gestão tem conseguido manter a cidade no rumo do crescimento", destacou o prefeito.

Para a Zona Franca ser efetivada, é necessário agora a análise e aprovação em plenário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza sua criação. Nessa etapa, a união da bancada potiguar no Congresso Nacional é fundamental.

A Zona Franca terá sua sede em Cajazeiras, na Paraíba, e cada estado do Semiárido terá uma cidade polo de desenvolvimento, sendo Mossoró a escolhida para representar o Rio Grande do Norte. No Ceará, a Zona Franca foi destinada para Juazeiro do Norte. No Piaui, o município escolhido foi Picui.

"A inclusão de Mossoró na Zona Franca é uma vitória de todos. Eu, enquanto prefeito, já havia levantado essa bandeira e fico muito feliz com a notícia, pois ganha a cidade e ganha o Rio Grande do Norte com essa confirmação. Os benefícios econômicos, fiscais e sociais dessas conquistas são gigantescos para todos os mossoroenses", concluiu Francisco José Júnior.

Registros das potencialidades de Mossoro RN

 

 

 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário