29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Cezar Alves, com informações do Blog de Sidney Silva
07/12/2015 06:22
Atualizado
12/12/2018 19:03

Caern suspende captação de água no açude Itans em Caicó

Companhia voltou a captar água no rio Piranhas/Açu após reabertura das comportas do Açude Coremas, na Paraíba
Foto: Ilmo Gomes

O abastecimento de água para a população de Caicó, que tem 65 mil habitantes e polariza dezenas de outras da região Seridó e alto sertão da Paraíba, está sendo feito exclusivamente pelo Sistema Adutor Piranhas/Assu.

Sábado, dia 5, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) começou a bombear água no Rio Piranhas/Assu, que voltou a receber água do açude Coremas, na Paraíba (PB). Este sistema estava desligado desde o dia 2 de novembro passado.

Para a água chegar ao Seridó, foi preciso ser feito uma desobstrução do leito do rio, inclusive este foi uma requisição feita pelo Ministério Público Federal a Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

O nível do reservatório Itans, que é capaz de armazenar 81,7 milhões de metros cúbicos de água, chegou ao seu nível mais baixo: 1,2%, sendo sua água imprópria ao consumo humano.

Foto: Ilmo Gomes

Além de abastecer Caicó, o Itans também era forte na piscicultura. O repórter fotográfico Ilmo Gomes, carinhosamente chamado de Chumbrega, retrata o fundo do reservatório rachado. Para o profissional que produziu a imagem, uma cena muito triste de se ver, considerando a importância do reservatório para o povo de Caicó e região.

Em todo o Rio Grande do Norte, segundo informa a CAERN, pelo menos 18 municípios já estão em colapso, sendo abastecidas por carros pipas.

O quadro se torna mais desesperador quando os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) prevê inverno fraco em 2016.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário