22 MAI 2024 | ATUALIZADO 23:42
SAÚDE
Da redação
07/12/2015 14:27
Atualizado
14/12/2018 01:03

Ufersa instala sistema que usa luz solar para gerar eletricidade

A+   A-  
Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar.
Imagem 1 -   Ufersa instala sistema que usa luz solar para gerar eletricidade
Cedida/Ascom Ufersa

Fruto de um projeto de pesquisa do Programa de Pró-Graduação em Sistemas de Comunicação e Automação, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido instalou na última semana o primeiro Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica conectada à rede elétrica da Ufersa.

O projeto foi idealizado e executado pela professora Fabiana Varella, dentro do Programa Pró-equipamentos da CAPES.

Segundo a professora Fabiana Varella, o sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica (SFCR) de 3kW, está conectado ao sistema distribuição de energia elétrica da Cosern, foi instalado no Centro Integrado de Inovação Tecnológica do Semiárido (CITEd), localizado no Campus Leste da Ufersa Mossoró.

O Sistema tem sido utilizado como pesquisa pelos mestrandos Gregory Santiago e Isaú Macedo, orientados pela professora Fabiana Varella, tendo como principal objetivo de pesquisa temas como: Energia Solar Fotovoltaica, Sistemas Conectados à Rede Elétrica, Microgeração e Qualidade de Energia de Sistemas de Microgeração Solar.

A professora explica que a planta fotovoltaica possui como principais equipamentos quatorze (14) módulos fotovoltaicos, responsáveis por converter a energia solar em energia elétrica contínua (CC); um inversor, com o objetivo de converter a energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada (CA); quadro de comando e proteção; e o sistema de medição bidirecional.

Notas

Tekton

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário