28 MAR 2024 | ATUALIZADO 13:02
SAÚDE
Da redação
08/12/2015 09:17
Atualizado
12/12/2018 20:31

?Saúde não consegue mais dominar esta situação?, diz coordenadora da Vigilância

Uma reunião está sendo realizada nesta terça (08) com servidores da saúde e de outros setores administrativos de Mossoró para discutir ações para o combate ao mosquito aedes aegypti.
Cézar Alves

Com o intuito de desenvolver um plano de ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, o Departamento de Vigilância Sanitária de Mossoró realizou nesta terça-feira (08) reunião com servidores públicos de vários setores da administração municipal.

O objetivo é de combater o mosquito transmissor da dengue, Chincunguya, e Zica Vírus – que recentemente resultou no surto de microcefalia, doença de malformação apresentada em recém-nascidos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Tereza Cristina, “a saúde no Brasil não consegue mais dominar esta situação”, informou a diretora em tom de preocupação.

Tereza Cristina enfatiza que a população precisa entender que o Zica Vírus, pode levar até a morte. Segundo ela, situações como lixo em local inadequado, acumulado, pneus, caixas d’aguas em higienização e descobertas agravam a proliferação do mosquito.

Sobre os casos de microcefalia, resultantes da transmissão pelo Zica Vírus, o coordenador da Atenção Básica em Mossoró, Antônio Almeida citou que “tem crianças com microcefalia, malformação e ninguém sabe direito ainda, não se tem respostas concretas, podem surgir outros casos”.

“Temos que trabalhar em rede, junto com a população, se a gente não se preocupar, pode piorar, a gente está em uma guerra”, enfatiza Almeida.  

Durante a reunião, medidas foram discutidas para a ampliação do combate ao mosquito. Entre as ações discutidas, é que cada mecretaria municipal adote medidas, de acordo com a área de cada uma.

A coordenadora Tereza Cristina apontou ações, por exemplo, que podem ser desenvolvidas pela Secretaria de Educação para auxiliar na campanha.

“A Educação pode realizar ações como: inserir a temática do mosquito nas atividades dos alunos; mobilizar a comunidade sobre prevenção; palestras educativas; projetos científicos”, explica.

 O plano de combate ao mosquito deve ser concluído em breve. Boa parte das secretarias devem participar das ações.

Até o momento, o Brasil registrou 1.761 casos de microcefalia. No RN, 106 casos já foram confirmados. Em Mossoró, 8 casos da doença foram registrados.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário