19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:06
MOSSORÓ
Da redação
09/12/2015 15:52
Atualizado
12/12/2018 14:33

MP pede na Justiça que Baraúna realize partos de baixa complexidade

Segundo o MPRN, foi percebido que o município não realiza o parto das gestantes, tendo uma sala de parto na Maternidade Francisco Bezerra Sobrinho desativada. Dessa forma, as gestantes têm que realizar os partos em Mossoró.
Google Maps

O Ministério Público Estadual ingressou com ação na Justiça solicitando que a Prefeitura Municipal de Baraúna realize plano de ação Rede Cegonha, para atender as gestantes do município. Bem como, reative a sala de parto para que seja possível a realização de partos cirúrgicos de baixa complexidade.

A ação objetiva também que a sala de parto do Hospital Maternidade Francisco Bezerra Sobrinho seja reativada, não havendo necessidade de que as gestantes precisem darem à luz em Mossoró.

Veja mais:

 

Desde 2011, o MPRN vem realizando investigação em relação ao atendimento às gestantes no município. Com a apresentação de diversas irregularidades, o órgão emitiu recomendações a Secretaria Municipal de Saúde, visando melhorar a regularização do atendimento.

Segundo o MP, “a partir da solicitação, a promotoria tomou conhecimento de que o município não fornecia os serviços de atenção obstetrícia e neonatal, sendo as parturientes, encaminhas para o município de Mossoró”.

Após uma sério de procedimentos, como audiências, recomendações e termo de ajustamento de conduta entre a Promotoria de Justiça e o município, o MP afirma que foi necessário recorrer à Justiça para solucionar a problemática.

Baraúna assim como outros municípios da região Oeste potiguar, é um dos que “exportam” pacientes, entre eles gestantes para o município de Mossoró. Neste caso, para o Hospital da Mulher e para o Hospital Maternidade Almeida Castro, administrado atualmente por uma Junta Interventora.

A questão neste caso, é que apesar de Mossoró receber pacientes e toda a região, não é o que acontece com os recursos destinados ao tipo de serviço – tanto é que, a pactuação do atendimento é um assunto em pauta entre as autoridades da saúde no Estado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário