27 NOV 2024 | ATUALIZADO 16:18
ESTADO
30/07/2023 17:19
Atualizado
30/07/2023 17:21

UFERSA oferece curso de apicultura a 20 agricultores de Governador

O Curso de Apicultura teve aulas práticas no Campus Central da UFERSA e as aulas práticas na Fazenda de pesquisa da Instituição, em Alagoinhas. Ao todo, 20 agricultores receberam transporte e alimentação para fazer o curso com os professores pesquisadores da UFERSA.
O Curso de Apicultura teve aulas práticas no Campus Central da UFERSA e as aulas práticas na Fazenda de pesquisa da Instituição, em Alagoinhas. Ao todo, 20 agricultores receberam transporte e alimentação para fazer o curso com os professores pesquisadores da UFERSA.

Os professores pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Dix Sept Rosado, transferiram conhecimento sobre como produzir bem mel de abelha de italiana.

O Curso foi realizado sábado (22), com aulas teóricas ministrado no Campus Central da UFERSA e práticas na Fazenda da UFERSA em Alagoinha, contou com vinte agricultores da Governador Dix Sept Rosado, que receberam apoio de transporte e alimentação durante o período.

A UFERSA também tem investimento em pesquisa em andamento na Fazenda Experimental no município de Rafael Fernandes. No local, foi inaugurado recentemente o Meliponário Paulo Menezes pelo Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da UFERSA.

O núcleo é coordenado pela professora pesquisadora Kátia Gramacho. Os núcleos de pesquisa têm como principal referência do professor-doutor Lionel Segui Gonçalves. “Eu vim trabalhar aqui em Mossoró e nunca imaginei que um dia estaria numa situação de grande satisfação”, destaca o professor em um de seus discursos.

Quanto ao curso, trata-se de um projeto das secretárias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Planejamento da Prefeitura Municipal de Governador Dix Sept Rosado para melhorar a vida no campo, desenvolvido através do Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da UFERSA.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Walace Tavares, também fez o curso. Ele observa que é uma oportunidade do pequeno produtor rural, além do cultivo da roça no regime de sequeiro, incrementar a renda familiar através da produção de mel.

Para os pesquisadores da UFERSA, é o momento que o professor pesquisador tem a chance de transferir o conhecimento adquirido numa instituição pública a comunidade. O Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da UFERSA cumpre sua missão.

Durante o curso, os agricultores recebem conhecimento sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. É fundamental para fazer a polinização nas flores e, assim, acontecer a geração e frutos, da continuidade da natureza. Preservá-las, é preservar a própria vida. Este tema faz parte do tema de ensino do Dr. Lionel. No Bee, no foof (sem abelhas, sem alimentos).

Apoio ao homem do campo

O prefeito Dr. Artur informa também que tem orientado as secretárias da Prefeitura a desenvolver diversas ações em benefício ao homem do campo, como perfuração de poços, recuperação das rodovias, preparado da terra, além da oferta de treinamento.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário