20 SET 2024 | ATUALIZADO 15:02
POLÍCIA
Da redação
10/12/2015 12:09
Atualizado
13/12/2018 01:57

Execução do vereador "Botinha" deu origem a operação Abril Despedaçado

Sete mandados de prisão foram cumpridos, oito flagrantes consolidados e 24 buscas e apreensões realizados. Houve reação do pistoleiro fugitivo de justiça "Mal de Duzentos" que terminou em óbito
Arquivo Pessoal

Com a prisão de pistoleiros e possíveis mandantes nesta quinta (10) durante a operação “Abril Despedaçado”, o delegado Carlos Brandão, titular da Delegacia de Assu, acredita ter encontrado o caminho para elucidar o caso do assassinado do vereador Manoel Ferreira Targino, o “Manoel Botinha”, de 54 anos, ocorrido em abril deste ano.

A operação realizada hoje na região do Vale do Açu resultou na prisão de sete pessoas com mandados de prisão preventiva, e oito prisões em flagrante, cumprimento de 24 buscas e apreensões e a morte de Francimar Paulino da Silva, o Mal de Duzentos, que reagiu a voz de prisão atirando na polícia.

A operação também fez apreensão de armas e munições.

De acordo com Carlos Brandão, a investigação começou a partir do assassinato do vereador de Assu Manoel “Botinha”, que encadeou muitos outros crimes suspeitos de pistolagens, como é o caso do assassinato do médico e pré-candidato a prefeito de Triunfo Potiguar, Leonard Macedo, de 43 anos, também este ano em Campo Grande.

“Após essa morte, começamos a realizar diversas diligências e encontramos uma realidade triste aqui na região, que diz respeito ao crime de pistolagem, aquele tipo de crime que se encomenda a morte de outro para profissionais da morte, e se descobriu uma grande rede especializada, quadrilhas especializadas nesta modalidade criminosa”, informou o delegado Carlos Brandão.

Segundo o delegado, a partir desta investigação, que começou acerca de oito meses, a operação se expandiu. Tanto é que contou com o apoio delegados, um deles, o titular da Delegacia de Caraúbas, Erick Gomes, responsável pela investigação do assassinato do médico Leonardo, ocorrida em Campo Grande, assim como o delegado Cleiton Pinho, da chefia de Polícia Civil no Interior.

Entre os presos suspeitos de crimes de pistolagens nesta quinta, está o empresário do ramo de veículos, identificado até então como “Damião”, que seria um possível mandante de crimes de pistolagens ocorridos na região do Vale do Açu. Durante o cumprimento das diligências, o fugitivo de justiça suspeito de crimes de pistolagens conhecido por "Mal de Duzentos", reagiu e terminou  morrendo em confronto com a polícia, localidade de São José, zona rural do município do Alto dos Rodrigues.

Brandão explicou ainda que os nomes dos presos devem ser preservados para não atrapalhar o restante das investigações. “A investigação ainda está ocorrendo, flagrantes estão sendo formalizados”, disse.

O delegado considera que com o andamento desta operação, a região do Vale do Açu deve ficar mais tranquila em relação aos crimes de pistolagens que estavam sendo realizados. “Esta operação representa um marco na história do Vale do Açu, em que crimes que até então, estavam impunes, foram efetivamente combatidos, prisões foram realizadas, armas foram tiradas de circulação”, afirma.

A Operação ainda continua em andamento. Policiais realizam procedimentos de flagrantes dos suspeitos.

 

*A Operação “Abril Despedaçado”, em alusão a um filme que trata uma guerra sangrenta entre famílias.
 

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário